Desafio de Tombini em busca de dez milhões de associados «Voltar
“OCB é sempre o primeiro parceiro a ser buscado na hora de se relacionar com as cooperativas de crédito”, diz presidente do BC
 
Durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil, realizado na sede do BCB, o presidente do Banco Central, ministro Alexandre Tombini, fez questão de destacar que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é sempre o primeiro parceiro a ser buscado na hora de se relacionar com as cooperativas de crédito. “É muito importante destacar que, na ação junto às cooperativas de crédito, o Banco conta muito com o apoio de entidades representativas do segmento”, afirma o presidente.

No entendimento do presidente a Organização das Cooperativas Brasileiras, como representante do sistema cooperativista, e o seu conselho consultivo, o CECO, sedimentaram ao longo do tempo um canal que permite o acesso do Banco Central às principais demandas das instituições reguladas, assim como transmite os problemas enfrentados por seus associados.

Tombini aproveitou o anúncio da resolução que classifica as cooperativas de crédito em três categorias para lançar um desafio a ser superado em dois anos, alcançar o número de dez milhões de associados. “Diante de tantas lideranças do movimento cooperativista aqui presentes, quero aproveitar o início deste novo ciclo para lançar aqui um desafio ao setor, para que iniciemos hoje a caminhada rumo aos 10 milhões de cooperados. A partir da continuidade do trabalho dos que militam nesse setor, em conjunto com a atuação prudencial do Banco Central, acredito que esse segundo dígito pode ser alcançado em poucos anos”, revela.