I Simpósio de Manejo Integrado de Pragas da UFSCar «Voltar
No dia 25 de agosto, próxima terça-feira, o Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o I Simpósio de Manejo de Pragas: Sustentabilidade em foco. O evento contará com a participação de renomados pesquisadores da área de controle de pragas e doenças.

O professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, e membro da Academia Brasileira de Ciências José Roberto Postali Parra, fala sobre “Manejo integrado de insetos pragas na busca de uma agricultura sustentável”. Edson Luiz Furtado, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Campus de Botucatu, aborda o tema “Manejo sustentável de doenças e plantas”. Yelitza Colmenarez, do Coordinator of Sustainable Crop & Pest Management – South America (CABI) discute o tema “Clínicas de plantas no mundo e seus benefícios”. Na sequência, o professor Rodrigo Neves Marques, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Universidade, coordena o debate entre os participantes.

De acordo com Marques, o tema do Simpósio vai ao encontro da proposta pedagógica dos cursos de graduação, que foca a sustentabilidade. “O tema do manejo integrado parte do planejamento e escolha das melhores estratégias de controle de pragas e doenças, o que se adequa bem à essa proposta pedagógica”, afirma.

Ao final do evento, será realizado o lançamento do Programa de Extensão "Clínica Fitossanitária para o apoio à identificação e diagnose dos principais problemas bióticos e abióticos agrícolas da comunidade territorial Lagoa do Sino", sob coordenação do professor do CCN, Waldir Cintra de Jesus Junior. Esse programa tem como objetivo principal se tornar um ponto de referência regional quanto ao diagnóstico dos principais problemas bióticos (insetos, ácaros, fitopatógenos etc.) e abióticos (disfunções fisiológicas, fitoxicidade etc.), assim como fornecer orientações sobre o manejo dos problemas.

O evento, gratuito, ocorre no Restaurante Universitário do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e tem o apoio da UFSCar Agroecológica. Não é necessário fazer inscrição prévia e mais informações podem ser obtidas pelo email rodrigonmarques@gmail.com ou pelo telefone (15) 3256-9026.