Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja «Voltar
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) realizou na manhã desta segunda-feira (31) a premiação dos campeões nacionais e regionais da sétima edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja. A cerimônia aconteceu durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade, que o Comitê promoveu na Bienal dos Negócios da Agricultura, em Campo Grande (MS).
 
Neste ano, o grande vencedor foi o produtor e engenheiro agrônomo Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR). Ele e o pai, Vilson, conquistaram o que foi considerado um recorde de produtividade em todas as edições do Desafio: 141,79 sacas por hectare, o equivalente a 8.507 kg de soja por hectare. Esse resultado ultrapassa largamente a média nacional, que é de 48 sacas por hectare, e também supera a meta estabelecida pelo CESB para a edição deste ano, de 120. Pelo resultado, eles também foram eleitos campeões da categoria Regional Sul.
 
O segredo do sucesso de pai e filho na competição não foi algo conquistado em pouco tempo. Há mais de três décadas, Vilson iniciou a correção de solo com um programa de rotação de cultura dentro do sistema de plantio direto, que foi aperfeiçoada nos últimos oito anos por Alisson. Essa fertilidade do solo construída por anos foi o início para a conquista desse grande resultado. A escolha da cultivar e o domínio de sua população de plantas, as técnicas e cuidados na qualidade de semeadura da soja, o modelo de adubação, o bom manejo de todos componentes do sistema de produção e notavelmente a aplicação de 10 toneladas/ha de cama de frango permitiram a lavoura aproveitar as boas condições climáticas desse ano e apresentar esse excelente resultado.
 
De acordo com Luiz Nery Ribas, presidente do CESB, a tradição de plantio dos Hilgenberg retrata bem o trabalho realizado por grande parte dos vencedores do Desafio. “Não é de um dia para outro que um produtor consegue alcançar 100 sacas por hectare. Esse é um trabalho que leva anos para se desenvolver”, comenta. “São necessárias dedicação e experimentação, mas também precisa haver a convergência de diversos fatores, como as boas condições climáticas, um excelente perfil do solo, o uso de cultivares que preenchem todos os requisitos para alta produtividade e os ajustes finos do sistema de produção.”
 
O Desafio é dividido em duas categorias: soja irrigada e não irrigada (de sequeiro). Na primeira, é premiado apenas um Campeão Nacional; na segunda, são contemplados, além do Campeão Nacional, os Campeões Municipais, Estaduais e Regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste). Os vencedores nacionais e regionais ganharam, como prêmio, uma viagem técnica aos Estados Unidos, que ocorreu entre os dias 1 e 9 de agosto e incluiu visitas a culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisa e universidades. Aos campeões estaduais e municipais, o CESB forneceu um certificado de reconhecimento, que os identificará como referência em produtividade de soja no Brasil. 
 
Durante o Fórum, foram premiados e apresentados os cases de cinco produtores e consultores campeões: 
 
Área irrigada 
 
Campeão Nacional  
Produtor: Leonardo Latalisa França 
Consultor: Lucas Gontijo Araújo 
Brasilândia de Minas (MG) 
Resultado: 113,32 sacas por hectare 
 
Área não irrigada 
 
Campeão Nacional e Regional Sul  
Produtor: Alisson Hilgenberg 
Consultor: Vilson Hilgenberg 
Ponta Grossa (PR) 
Resultado: 141,79 sacas por hectare 
 
Campeão Regional Centro-Oeste 
Produtor: Arthur Exley Edwards 
Consultor: Antonio Cavicchioli Pereira Neto 
Ponta Porã (MS) 
Resultado: 127,17 sacas por hectare 
 
Campeão Regional Sudeste 
Produtora: Elizana Baldissera Paranhos 
Consultor: João Paulo de Sá Dantas 
Capão Bonito (SP) 
Resultado: 122,99 sacas por hectare 
 
Campeão Regional Norte/Nordeste 
Produtor: Rui Luiz Gaio 
Consultor: Ivair Gomes 
Correntina (BA) 
Resultado: 112,44 sacas por hectare 
 
Sobre o CESB 
 
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultora brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009. 
 
Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e 11 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Stoller, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Jacto e Produquímica. 
 
*Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.