RS inicia Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias «Voltar
O Sistema Ocergs realizou na última semana, em Porto Alegre (RS), o Curso de Formação de Agente de Desenvolvimento Cooperativo (ADC), que integra o Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias. “O projeto visa melhorar a vida das cooperativas, a gestão para que possam ser mais eficientes, mais democráticas, mais preparadas para agirem no mercado nos produtos que elas atendem e melhorarem suas escalas em nível operacional”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

O presidente da Fecoagro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, também esteve presente no segundo dia do curso e destacou a importância da sistematização do Ramo Agropecuário e da implantação do programa no estado. O Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias visa ser um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos associados na cooperativa, além de tornar transparente a administração da cooperativa aos associados, fazendo com que estes, além dos líderes e dirigentes assumam a responsabilidade plena da gestão cooperativa.

O projeto piloto conta com a participação de 11 cooperativas do Ramo Agropecuário do estado: Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Cotrijal, Coagril, Cotrisal, Cotripal, Cotrirosa, Coopermil, Camnpal e Cotrisel. A ação segue o planejamento estratégico da entidade, que contou com visita técnica em todas as cooperativas envolvidas.

Nesse processo, o Agente de Desenvolvimento Cooperativo – ADC é responsável, principalmente, por alimentar o sistema GDA com informações contábeis, econômicas e sociais. Além disso, o ADC tem a responsabilidade de estabelecer a comunicação dessas informações entre a cooperativa e o Sescoop.

Com as informações e os indicadores gerados pelas cooperativas, elas possuem subsídios para análise de desempenho e cenários por ramo, por região e por grupos específicos de cooperativas, com ampla gama de informações para tomada de decisões internas e para negociação com parceiros.

ORIGEM 
Desenvolvido e utilizado desde 1991 no Paraná, onde 100% das cooperativas são autogeridas com informações que permitem análise de desempenho e cenários, o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras foi aprovado na Assembleia Geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no dia 28 de abril do ano 2000.

O projeto segue a Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, que envolve programas que apresentam resultados relevantes, na forma de indicadores que permitem avaliar, no conjunto, a melhoria de resultados e possibilitam traçar perspectivas futuras para a melhoria da gestão e governança das cooperativas, propiciando o desenvolvimento da sua autogestão. 
Fonte: OCB com informações da Assimp Sistema Ocergs