Cooperativas de Portugal e Brasil trocam experiências sobre o Ramo Habitacional «Voltar
A troca de experiências para o Ramo Habitacional foi promovido por cooperativistas do Brasil e Portugal. Que contou também com a participação de Antônio Correia Pinto e Antônio Carlos Coelho, conselheiro e assessor da federação, respectivamente. O objetivo do encontro foi compartilhar ideias e agregar valores que são referências nas demais localidades. 

Cooperativas de Brasília, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro estiveram com integrantes da comitiva lusitana, composta pelo presidente da Federação Nacional das Cooperativas Habitacionais Econômicas (Fenache) Guilherme Vilaverde, também presidente da Cooperativa Sete Bicas. 

O representante de Brasília foi o diretor administrativo e financeiro da Confederação das Cooperativas Habitacionais do Brasil (CONFHAB), Francisco de Assis Costa, e, pelo Rio Grande do Norte, o presidente de honra da CONFHAB, Jaime Calado Pereira dos Santos. 

Pelo Rio de Janeiro, participaram da reunião o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e o representante estadual do Ramo Habitacional junto ao Sistema OCB e assessor da cooperativa Chave Real, Afonso de Souza Filho. Que durante a reunião afirmou que o grande problema das cooperativas habitacionais são a sustentabilidade e o financiamento. “A partir do que vimos no encontro, vamos trabalhar para melhorar a sustentabilidade e criar alternativas para que as cooperativas continuem existindo”, comentou.

Para Afonso de Souza Filho, o evento foi satisfatório, os representantes dos dois países puderam conhecer as experiências já realizadas. “Os cooperativistas de Portugal e do Rio Grande do Norte trouxeram experiências e nos passaram como se dá a sustentabilidade das cooperativas. Nos ensinaram caminhos de como conseguir renda, deixando uma parte dos empreendimentos para a cooperativa. Eles incluem, por exemplo, no custo de um imóvel, uma sala para as cooperativas”, comentou. 

Outro encontro entre as comitivas já está sendo planejado. A proposta é que ocorra no mês de outubro, em Brasília, em data a ser definida.