O Sistema OCB/RJ cria Biblioteca Brasileira do Cooperativismo «Voltar

Vídeos, livros, cartilhas, revistas, informativos, áudios, entre outros materiais do Sistema OCB/RJ poderão estar à disposição da sociedade. Isso ocorrerá graças à implantação do Programa de Gestão de Documentos e Informações (PGDI) a partir de 2016 na unidade fluminense. O projeto foi apresentado aos funcionários da instituição pela gestora do Centro de Documentação e Memória Institucional do Sistema OCB, Patrícia Cauceglia. 

A Biblioteca Brasileira do Cooperativismo estimula, ainda, uma maior interação entre o cidadão e o movimento cooperativista, pois permite que, além de poder assistir a um vídeo, por exemplo, o internauta opte por reservar um exemplar físico, a ser lido nas dependências do Sistema OCB/RJ. 

As consultas podem ser feitas tanto física quanto virtualmente. Por meio de um sistema de busca com várias opções de refinamento de pesquisa, o interessado tem acesso a todas as informações produzidas ao longo do tempo tanto pela unidade nacional, quanto por suas unidades estaduais.
Durante a apresentação, os funcionários puderam ver na prática as funcionalidades do sistema. Patrícia mostrou também que todos os trâmites e pedidos de demandas ao OCB nacional poderão ser acompanhados pelo PGDI. Representantes da Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas e Analistas de Informação (Datacoop) também estiveram presentes.

Segundo Patrícia, o objetivo do PGDI é gerenciar documentos e informações e viabilizar que o programa seja aceito em todas as regionais. Além disso, visa à valorização do tempo do profissional durante a jornada de trabalho, qualificando o rendimento. “Nossa intenção é aumentar a produtividade dos funcionários. O profissional costuma gastar 50% do tempo de trabalho procurando documentos inexistentes, ou salvos em lugares errados”, revelou Patrícia.                                                                                                                        
Entre as funcionalidades do Programa está o de fazer os registros de documentos, a gestão dos acervos arquivísticos e especiais, de documentos constitutivos e normativos, além de assistência técnica de arquivos e assistência bibliotecária. “O Centro de documentos guardará todos os documentos de funcionários e ficará disponibilizado no site do Sistema OCB/RJ. De acordo com a Lei de Acesso a Informação, todos os arquivos devem ficar à disposição da sociedade”, explicou Patrícia.