Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 define vencedoras «Voltar

Os integrantes da banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão analisaram hoje as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras na profissionalização do negócio e apontaram as campeãs desta edição. No dia 17 de novembro, elas serão conhecidas  e reconhecidas  em uma cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades e lideranças do cooperativismo brasileiro.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.

A banca julgadora é composta por seis integrantes, representantes das instituições parceiras, quais sejam: Sebrae, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Banco Central do Brasil; Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Os juízes analisaram os relatórios enviados pelo Comitê Gestor do Prêmio, sem conhecer a identidade das concorrentes. Cada relatório é identificado apenas por uma série numérica que diferencia as cooperativas inscritas.

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a banca é a instância final da premiação. “Antes de chegar até aqui, as cooperativas inscritas passaram por um longo processo, incluindo visitas in loco e avaliação dos resultados pelo Comitê Gestor”, informa.

Sobre os resultados que a premiação deve trazer, Renato Nobile acrescenta: “O que eu espero é ver os milhões de associados das cooperativas brasileiras com uma qualidade de vida melhor, uma renda mais adequada, enfim, mais felizes e fazendo crescer o movimento cooperativista no Brasil. Trata-se de um caminho para que as cooperativas possam alcançar a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para que elas se firmem em um mercado cada vez mais competitivo”.