Coapa e Sescoop-TO promove curso para discutir a situação do mercado de soja «Voltar

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em parceria com o Sescoop/TO, realizaram o curso Introdução ao Mercado da Soja. O treinamento foi ministrado pelo consultor e professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira, no auditório da cooperativa, em Pedro Afonso (TO) para 22 participantes.

A capacitação foi realizada com o intuito de repassar aos participantes a metodologia de como montar estratégias de proteção do risco de preços que, na prática, consiste em analisar o mercado futuro e perceber janelas produtivas de comercialização da soja, garantindo ao produtor uma lucratividade mínima para sua produção, eliminando riscos de queda de preços, além de aproveitar as altas que ocorrerem.

Além da parte conceitual do mercado futuro de soja, foram ministrados exercícios práticos onde os participantes montaram operações para garantir preços mínimos de comercialização da safra futura.  O professor Rodrigo Oliveira lembrou que os alunos do curso estão preparados para atuarem em um mercado econômico turbulento como o vivenciado pelo país atualmente.

 “Uma das tarefas é como tomar melhores decisões em tempos de crises. Do jeito que está agora o mercado, quem tem uma volatilidade muito grande no câmbio e uma queda no preço internacional da soja, o produtor saberá tomar atitudes adequadas para proteger o seu preço e a lucratividade futura”, explicou o consultor.