Livro sobre cooperativismo de crédito é lançado no Sistema OCB/GO «Voltar

Abelardo Duarte e Mardem Soares, ex-servidores do Banco Central do Brasil (BCB), em Goiânia (GO), o livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”. Em suas 178 páginas, a obra aborda estudos, alicerçados na experiência dos autores e em dados disponibilizados pelo BCB, sobre os principais movimentos do cooperativismo financeiro nos últimos cinco anos e suas consequências.

Além disso, faz análises estruturais e regionais que convergem para o diagnóstico, as perspectivas e os desafios para o setor. “É um manual bastante útil para quem quer conhecer e quem pensa estrategicamente o cooperativismo financeiro”, analisa Abelardo Duarte.

Entre os dados apresentados, Goiás aparece em posição favorável. Em 2014, o cooperativismo financeiro no estado apresentava um grau de penetração no mercado local maior que 5%, superior à média nacional. Mais de um quarto dos depósitos e empréstimos cursados pele sistema cooperativista na região Centro-Oeste ocorrem em território goiano.

O evento foi realizado na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). Lideranças vinculadas às cooperativas Sicredi, Sicoob UNI, Sicoob Goiás Central e OCB-GO participaram da solenidade. 

O cooperativismo financeiro, presente em todo o País, cresceu substancialmente nos últimos 15 anos, praticamente imune a crises. Em cinco estados brasileiros já representa mais de 10% do que é cursado no mercado financeiro local. 

Além disso, é de singular importância para a sociedade, na medida em que promove a aplicação de recursos privados e assume os correspondentes riscos em favor da própria comunidade onde se desenvolve. Por representar iniciativas dos próprios cidadãos, contribui de forma relevante para o desenvolvimento local sustentável, especialmente nos aspectos de formação de poupança e de financiamento de iniciativas empresariais que trazem benefícios evidentes em termos de geração de empregos e de distribuição de renda.

Autores
 Duarte e Soares foram servidores do Banco Central do Brasil durante 33 anos, dos quais 15 dedicados às microfinanças e ao cooperativismo de crédito em particular. Participaram das discussões normativas que culminaram nos vários aprimoramentos da década 2000 a 2010. 

Ainda no Banco Central, escreveram o livro "Microfinanças o Papel do Banco Central e a Importância do Cooperativismo de Crédito" e participaram também de capítulos do livro "Governança Cooperativa". Foram também diretores do Sicoob Confederação entre 2010 e 2014, o que agregou ainda mais conhecimentos à sua vivência no cooperativismo financeiro.  (Com informações do Sistema OCB/GO)