Cooperai aposta em mandioca e cana-de-açúcar para ampliar resultados «Voltar

O município de Trairi, localizado a 124 km da capital cearense, é uma das cidades mais conhecidas do litoral oeste. Anualmente recebe a visitação de milhares de turistas por conta de suas belas praias. Mas a cidade é também conhecida quando o assunto é cooperativismo. Isso porque, há 43 anos, está localizada naquele município a Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai).

Uma das especialidades da Cooperai é a fabricação de rapadura, muito conhecida em todo o estado. O produto, oriundo da cana-de-açúcar, é responsável por boa parte da fama da cooperativa. “Nós vamos ter que certificar o produto rapadura. Isso porque já passamos por alguns municípios que diziam que a rapadura é daqui de Trairi, o que não era verdade. Por um lado é bom porque o nosso produto é referência de qualidade para o consumidor, mas, por outro, perdemos mercado por causa da falta desse selo de qualidade. Nós temos certeza de que o cooperativismo é a solução da lavoura”, conclui Gerivaldo. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

Fundada em 1973, a cooperativa manteve seu auge produção de vários produtos da agricultura familiar até 1982, quando se destacou como a principal empresa do município. “A Cooperai tinha uma participação tão grande por aqui quem nem precisávamos da prefeitura para fornecer as condições de vida para os moradores. Tudo saia da cooperativa”, comenta o presidente, João Gerivaldo Leite.

Mas devido a diversas crises econômicas e mudanças de governo, a cooperativa começou a ter queda em seus resultados, o que ocasionou a saída de muitos associados. Depois de alguns anos, a Diretoria atual – que está no seu segundo ano de mandato – já conseguiu obter todas as certidões que, até então, estavam em atraso. “Pra que a gente possa produzir é preciso se regularizar”, disse o presidente.

De acordo com o presidente, a cooperativa aposta na cana-de-açúcar (rapadura), na mandioca (produção de farinha) e no coco verde, que será industrializado no futuro. “Estes são os três produtos que daremos uma atenção maior nos próximos anos da cooperativa. Nossa farinha de mandioca é uma das melhores do estado. Para o coco, estamos buscando parcerias que patrocinem o processo de envase da água. Muitos supermercados nos procuram para fornecermos o produto. Eles veem que temos um produto bom, mas falta modernização para atendê-los de maneira adequada”, comenta Gerivaldo.

O objetivo da Cooperai é fazer o recadastramento dos seus cooperados. Segundo o presidente, o Sistema OCB/CE tem prestado um apoio muito grande, na organização da cooperativa. “Temos de fazer um trabalho de capacitação com os nossos cooperados. Mostrar a nova realidade da cooperativa. É preciso que o associado queira mudar. Quando ele (cooperado) começar a perceber o ganho financeiro, a cooperativa vai ganhar mais credibilidade”, acredita.