Cooperativas agropecuárias do CE discutem novo Código Florestal «Voltar
Em busca de mais conhecimento para aumentar o poder de organização, as cooperativas agropecuárias do Ceará se reuniram na sede do Sistema OCB/CE para discutir o novo Código Florestal e os aspectos que envolvem o cooperativismo, dentre eles a inscrição das cooperativas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma determinação estabelecida pelo novo arcabouço legal do meio ambiente.

O analista técnico e econômico do Sistema OCB, Marco Olívio Morato, ressaltou a importância de as cooperativas participarem da oficina. “O objetivo aqui é debater com os presentes sobre o novo Código Florestal Brasileiro, ou seja, a lei que trata da regularização ambiental da propriedade rural, dentre eles o CAR que é o primeiro passo para promover essa regularização”, disse Morato.

Segundo o analista técnico e econômico do Sistema OCB a intenção é propiciar às cooperativas agropecuárias acesso à informação para que, com isso, regularizem sua situação fundiária junto aos organismos ambientais. 

O presidente do Sistema OCB/CE alertou às cooperativas para que se mantenham atualizadas e dentro do que a lei pede. “O Ceará como um todo é o que tem a menor quantidade de cadastros rurais feitos atualmente. Por isso estamos incentivando as cooperativas a tomarem conhecimento necessário para terem acesso a benefícios que só podem ser adquiridos se estiverem de acordo com a lei”, disse João Nicédio Alves Nogueira.

Para o diretor técnico da Cooperativa Cearense de Prestação de Serviços de Assistência Técnica LTDA (COCEPAT), Eduardo Magalhães, o Ceará irá mostrar seu potencial depois de uma palestra como essa. “Há uma carência de conhecimento sobre a lei. Com este treinamento, nós vamos interpretar melhor o que ela diz. Só 8,89% do CE estão de acordo com relatório do Serviço Florestal Brasileiro, divulgado em agosto de 2015. Essa palestra veio em boa hora. O que já estava se organizando bem, agora ficará melhor”, disse Eduardo.  (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)