Tamboara desenvolve projetos de cidadania em escolas «Voltar
 
Desde o início de setembro, as escolas participantes do Programa “A União faz a Vida”, da Sicredi União PR/SP, têm apresentado os resultados dos projetos realizados pelas crianças no decorrer de 2015. O Programa, que completa 20 anos e é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, segue o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.

Na última sexta-feira, os alunos do CMEI Simoni e da Escola Municipal de Tamboara, no noroeste de Paraná, apresentaram seus trabalhos para os pais e convidados. O CMEI Simoni desenvolveu projetos com materiais recicláveis e trouxe as brincadeiras de criança para a sala de aula. As crianças criaram diversos brinquedos, como bonecas, aviões, quebra-cabeça e fazendinhas, a partir de garrafas pet, papelão, palitos de sorvete, caixas de leite etc.

De acordo com a assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP, Sandra Michels, esses trabalhos despertam na criança o senso de cuidado com a cidade, com o meio ambiente e com o próximo. “É de pequeno que se educa para a cidadania e para a cooperação. Precisamos que as crianças cresçam sabendo que é fundamental essa preocupação com o espaço em que se vive”, destacou.

Meio Ambiente
Os alunos da Escola Municipal de Tamboara tiveram o meio ambiente como tema para os trabalhos. Entre as atividades, os alunos puderam plantar árvores, discutir com a família sobre como economizar água e energia, entre outras. Durante a apresentação, os alunos encenaram uma peça de teatro sobre o assunto e fizeram apresentações musicais.

A secretária de educação de Tamboara, Fabianne Ribeiro Pinto Rodrigues, salientou a importância do projeto para o município. “Esse trabalho trouxe um novo ânimo. Eu vejo o quanto os professores se dedicam, trabalham para realizar as atividades. E os pais se envolveram, ajudaram a confeccionar os brinquedos, vieram para escola para soltar pipa com os filhos, para comer uma comida mais saudável, enfim, tem sido muito gratificante para todos nós”, disse a secretária.

Parcerias
O prefeito de Tamboara, Luís Rogério Gimenez, também esteve presente no evento e fez questão de agradecer a parceria existente com a Sicredi. “Esse apoio é fundamental para que possamos realizar trabalhos como os que estamos vendo aqui hoje. Esses projetos influenciam a cultura da cidade, as crianças vão crescer pensando diferente e aprendendo a viver em comunidade, em comunhão. A Sicredi tem participado ativamente da nossa comunidade e isso tem trazido resultados bem positivos”, salientou Gimenez.

Para o gerente da agência Sicredi Tamboara, Roberval Wagner, é motivo de satisfação ver os projetos que foram desenvolvidos e o envolvimento da comunidade. “O município, os professores, os alunos e a comunidade, abraçaram o projeto e isso é muito bacana. Faz parte dos princípios da Sicredi o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos. É bom plantar essa semente do cooperativismo e de ajuda mútua no coração das crianças”, finalizou.