Sistema OCB reúne comunicadores de suas unidades em Brasília «Voltar
“Os comunicadores são os extensionistas do movimento cooperativista brasileiro. Assim como os engenheiros agrônomos escolhem as sementes e as melhores técnicas para um plantio, os assessores de comunicação, com sua habilidade em utilizar palavras e imagens, aproximam a OCB e o Sescoop das cooperativas e da sociedade. O papel de cada profissional de comunicação é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”.

Com este comentário, o presidente Márcio Lopes de Freitas, abriu o Encontro de Comunicadores do Sistema OCB. O evento ocorreu na última quinta-feira (22) em Brasília, e contou com a participação profissionais de diversos estados brasileiros. Segundo ele, o momento de crise econômica pelo qual passa o Brasil, atualmente, pode ser considerado como o melhor cenário, em termos de oportunidades.

“Não podemos nos esquecer que o cooperativismo nasceu em momentos de crise, no interior da Inglaterra. Nas dificuldades, nos questionamos mais, analisamos mais, planejamentos, prospectamos um futuro melhor. Nós somos um movimento que, apesar de vislumbrar resultados, nos preocupamos com o bem estar das pessoas. Esse é o nosso grande diferencial e precisa ser transmitido para a sociedade de uma maneira eficiente, cuidadosa e dinâmica”, enfatiza Márcio Freitas.

 A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, apresentou o andamento dos projetos da área, previstos no Planejamento apresentado no último encontro de comunicadores, em 2014, bem como seus status e, ainda, as novidades como o projeto de Branding. “O Sistema OCB tem evoluído de forma contínua em seus processos e a comunicação não poderia ficar de fora desta revolução. Por isso, visando estar mais próximo de sua base e, também, das famílias brasileiras, o Sistema está desenvolvendo um projeto de Branding (gestão de marcas). Para isso, contamos com o apoio tanto da nossa diretoria quanto do Conselho de Comunicação. Então, para nós, repassar as informações ao grupo de comunicadores das unidades estaduais é vital para o andamento deste processo”, explicou a gerente.

Daniela ressaltou, ainda, que o Sistema OCB está buscando uma mudança que conecte suas entidades com as tendências do mundo, alinhando-as às novas estratégias e culminando com o reconhecimento do movimento cooperativista, pela sociedade. “Dentre os principais objetivos deste trabalho, estão: evoluir para nos adaptar ao contexto atual; buscar diferenciais para destacar a marca do cooperativismo entre tantas; e, por fim, humaniza-la para estabelecer uma conexão com as pessoas”, explicou.