Projeto A Turminha do Sulca encerra polo de Araranguá com 7 mil crianças atendidas «Voltar

Projeto destaca importância de cuidados com o meio ambiente, reciclagem, cooperativismo e educação financeira

Pensar no futuro e traçar metas, como fazer uma faculdade, é a preocupação da pequena Lara Eduarda Cardoso, aluna do 4º ano da escola municipal Almerindo Manoel da Luz de Araranguá. “Eu ainda não decidi que profissão seguir quando crescer, mais meus pais sempre me incentivam a guardar dinheiro para o futuro”. Durante o teatro “A Turminha do Sulca”, Lara percebeu que mais que economizar e guardar dinheiro, planejar o futuro com consciência financeira é concretizar sonhos.

A peça teatral “A Turminha do Sulca”, é uma parceria entre o Sicoob Credisulca e a Companhia do Palhaço Biriba, e falou de uma forma descontraída sobre como cuidar do meio ambiente, sustentabilidade, cooperativismo e consciência financeira para cerca de sete mil crianças na região de Araranguá.

Essa foi a segunda etapa do projeto, que já passou por Turvo e agora se encaminha para a região da Criciúma, nos próximos dias. “Aqui em Araranguá recebemos crianças do Balneário Arroio do Silva, São João do Sul, Praia Grande e de Jacinto Machado. Além disso, os municípios de Timbé do Sul, Passo de Torres, Morro Grande, Meleiro, Ermo, Forquilhinha e Turvo também já acompanharam o espetáculo”, destaca a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin.

A professora do 3º ano da escola municipal Almerindo Manoel da Luz, Derli Ferraz Mateus, acompanhou os alunos e enfatizou a importância de iniciativas como essa, que além educar de uma forma didática prende a atenção dos alunos envolvendo-os no tema. “Através de brincadeiras e da interação o conteúdo é assimilado pelos alunos, enriquecendo o aprendizado e fugindo da rotina da sala de aula”, comenta.

Em sua quinta edição, A Turminha do Sulca, iniciou com uma revistinha entregue a crianças de seis a 12 anos. Em 2015, a iniciativa vai abranger cerca de 30 mil crianças de Passo de Torres a Capivari de Baixo. Além do espetáculo teatral as crianças ainda levam para a casa um kit com um cofrinho, a cartilha do projeto, caderno e revistinha de colorir.