Palestrantes falam de novas aplicações do bambu «Voltar
Na parte da tarde da quarta, o tema dominante foram as tecnologias inovadoras para ampliação do uso do bambu, com os palestrantes Khosrow Ghavami (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Leiko Hama Motomura (empresa Amima Arquitetura, de São Paulo). Na abordagem da questão, os profissionais destacaram que as fibras naturais são uma alternativa a materiais convencionais, com a vantagem de custos energéticos e ambientais menores. 

Iraniano radicado no Brasil, o professor emérito da PUC-Rio Khosrow Ghavami defendeu o uso do bambu no lugar do aço em estruturas de cimento, amparado em experiências em vários países com esta aplicação da matéria-prima.

A arquiteta Leiko Motomura também fez um panorama das novas tecnologias que vêm surgindo para ampliar e aperfeiçoar a aplicação do bambu, em substituição à madeira principalmente. Assim como a madeira é hoje utilizada em superestruturas construtivas, a palestrante acredita que o bambu também pode alcançar o mesmo patamar tecnológico.