Cooperativas estão na lista das melhores empresas para se trabalhar «Voltar

Ranking elaborado pela revista Você S/A apresenta 25 categorias, sendo que em uma delas, as cooperativas de crédito aparecem com notas superiores às dos bancos comerciais

Além de ser uma ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, o cooperativismo também é um instrumento capaz de gerar felicidade tanto para seus cooperados quanto para seus colaboradores. E a prova desta afirmativa está nas publicações especializadas em retratar casos de sucesso em áreas como governança, gestão ou recursos humanos. Nesta semana, por exemplo, a revista Você S/A divulgou o ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar. 

A publicação fez um comparativo entre centenas de empresas e ranqueou as 150 campeãs em quesitos como salários, oportunidades de carreira, chefes parceiros e qualidade de vida. Da lista, constam 18 cooperativas. E para chegar ao ranking, a equipe da revista Você S/A utilizou um indicador chamado Índice de Felicidade Total (IFT), que gera uma nota e classifica as companhias participantes da publicação. Ao todo, são 25 categorias – uma delas é cooperativas. Confira, abaixo o ranking:

O ranking divulgado pela revista Você S/A coroa todo o empenho das cooperativas em melhorar sua gestão e em ampliar sua participação no mercado. A lista de notas mostra que os empreendimentos cooperativos foram colocados no mesmo patamar de representantes de setores como: bancos, construção civil, indústria farmacêutica, mineração, tecnologia e computação, e-commerce e química e petroquímica.


A lista da categoria cooperativas chama a atenção por ser aquela que possui o maior número de ranqueadas. Quatorze delas pertencem ao Sistema Unimed. Inclusive, o primeiro lugar da lista pertence à Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, com um ITF de 81,76. Esta é a primeira cooperativa do Ramo Saúde no Rio Grande do Sul.

 Em alguns casos, como no segmento bancário, se as cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob São Miguel tivessem suas notas ao lado dos melhores colocados na categoria Bancos, ocupariam o primeiro e o segundo lugares.

 A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) figura da lista com a nona posição. Seu ITF é de 76,43 e, assim, representa o Ramo Agropecuário. A cooperativa está presente nas seguintes localidades: Brasília (DF), Bebedouro (SP), Campo Grande (MS), Cafelândia (PR) e Curitiba (PR).

 Outro item que chama a atenção diz respeito à média os IFTs das cooperativas: 77,12. Essa nota é superior aos primeiros colocados em categorias como consultorias, e-commerce e indústria automotiva. 
 O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avaliou o desempenho das cooperativas. Para ele, este é o reflexo das exigências do mercado consumidor. “É uma grata surpresa ver que cooperativas têm notas acima da média de muitos segmentos destacados na publicação, afinal de contas, elas têm trabalhado muito tanto para rever seus processos e, assim, melhorar sua gestão, quanto cumprir seu principal objetivo: cuidar de pessoas”, comenta Márcio Freitas.

Confira aqui o ranking completo.