Especialistas apresentam estudo sobre Agricultura de Baixo Carbono «Voltar
Durante a abertura do 20º Momento de Intercâmbio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), na última segunda-feira (26) para conhecer os resultados do estudo “Avaliação da Implementação do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (PLANO ABC)”, o embaixador João Almino, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), salientou a contribuição do Instituto para o desenvolvimento da agricultura e do meio rural brasileiro e de outros países.

“Temos mais de 20 projetos de cooperação técnica com o IICA e nossa impressão é altamente positiva sobre a sua maneira de trabalhar. É uma presença quase cotidiana na execução dos projetos; um trabalho executado com muito afinco, numa convergência de esforços que gera, também, economia de recursos”, afirmou. O embaixador salientou que a Agência, juntamente com a Controladoria Geral da União acompanham de perto o trabalho do IICA e reafirmou o compromisso da ABC de continuar trabalhando juntos.

O representante do IICA no Brasil, Manuel Otero, falou da importância dos Momentos de Intercâmbio, quando a instituição partilha e debate com seus parceiros de diversos setores, resultados finais ou parciais de projetos de cooperação técnica. “O evento de hoje – salientou – é um exercício de maturidade do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca, que busca avaliar a execução de um programa sob sua gestão”.

Luiz Gustavo Nussio, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), disse que o estudo feito por seus pesquisadores, em parceria com o IICA faz parte de uma nova orientação da Reitoria da Universidade de São Paulo, de aproximar a academia da sociedade e, principalmente, apoiar a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do país.

Arno Jerke Junior, representando o MAPA, ressaltou a importância da parceria na construção e avaliação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que, segundo disse, promoverá uma revolução no campo. O estudo, que tem como objetivo debater a implementação do Plano ABC, mediante a caracterização dos espaços rurais de aplicação dos recursos, apontando o potencial eventualmente atingido, estratégias de priorização e ampliação de concessão de financiamento para regiões que apresentem maior potencial e necessidade de redução de emissão de gases de efeito estufa foi apresentado e colocado em discussão pelo doutor Gerd Sparovek, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ.

Fonte: Assessoria IICA Brasil