Classificação prévia das cooperativas de crédito é divulgada durante fórum «Voltar

Durante a abertura do Fórum de Cidadania Financeira, realizado pelo Banco Central do Brasil, na última quarta-feira (4), em Brasília, com apoio do Sistema OCB, o diretor de Relacionamento Institucional, Luiz Edson Feltrim, comunicou a divulgação da classificação prévia das cooperativas de crédito, segundo os parâmetros estabelecidos na Resolução CMN 4434/15, que entrou em vigor no dia 6 de agosto. Clique aqui para rever a relação das cooperativas, bem como sua classificação. 

 No dia 5 de agosto, o Conselho Monetário Nacional editou a Resolução CMN 4434/15, categoriza as cooperativas de crédito em três classes:

Plenas: aquelas que podem praticar todas as operações do mercado;

Clássicas: aquelas que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos – instrumentos do mercado futuro – entre outros;

Capital e Empréstimo: que não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados.

 O normativo foi publicado no Diário Oficial da União no dia 6 de agosto. A partir desta data, o Banco Central passou a ter 90 dias para classificar e divulgar a setorização das cooperativas de crédito.  Cientes de sua classe, as cooperativas que não concordarem terão, também, um prazo de 90 dias para solicitar a revisão da classificação. 

Considerando a nova segmentação, também foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. A estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito, que terá três anos para se adaptar.

 No início de agosto, o presidente do BC, Alexandre Tombini, a mudança foi bem recebida pelo setor, porque a segmentação será adequada ao perfil de risco das cooperativas. “Essa é, além de uma providência de racionalização muito aguardada, um marco notável na história das cooperativas de crédito no Brasil”, disse Tombini.

A chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques de Brito e Silva, disse que a nova classificação vai permitir melhor acompanhamento e controle das cooperativas. Além disso, ela citou que, anteriormente, as mesmas exigências eram feitas a cooperativas com características diferentes. “Teremos um acompanhamento mais adequado, mais sistemático, porque vai levar em conta o risco”, disse.