Cooperativismo será destaque no 12º Congresso de Gestão de Pessoas «Voltar

Os novos avanços tecnológicos transformaram a dinâmica do mercado global, impelindo uma evolução das formas de estruturação e representação das organizações. 

Para discutir a necessidade de adaptação às novas demandas, a 12ª edição do Congresso de Gestão de pessoas, o maior evento de gestão de pessoas do Norte, traz o tema “Inteligência Competitiva: Um Processo Dinâmico para Agilidade, Eficiência e Eficácia”. A proposta é compartilhar ideias e ações de excelência em gestão de pessoas. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de novembro, no Hotel Princesa Louçã.

 A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que agrega componentes, como a gestão da informação e a gestão do conhecimento. É de extrema importância para as organizações, que necessitam ser competitivas frente ao mercado consumidor, quer seja regional, nacional ou internacional. O mercado pressiona para que incorporem e aprimorem as tecnologias de ponta, buscando novos modelos de organização, gestão e tecnologia, ampliando conhecimentos e inovando, para que possam prosperar com sucesso nos diversos segmentos produtivos. 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, será um dos palestrantes. Ele falará sobre “A força das cooperativas em tempos de crise econômica”. “Em tempos difíceis, as pessoas entendem que sozinhas não vão longe. Então procuram trabalhar em unidade. Esse é o grande diferencial do cooperativismo em relação aos demais sistemas econômicos: a justaposição de uma produção consistente e de uma distribuição igualitária. Não visa lucro. Prioriza o social.

 Por isso as cooperativas conseguem alcançar resultados tão expressivos no atual momento da economia brasileira. O cooperativismo de crédito, por exemplo, já é a sexta maior instituição financeira do Brasil. Dados do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) comprovam que no último, as cooperativas cresceram 20,5% em depósito, enquanto o Sistema Financeiro Nacional (SFN) evoluiu apenas 2,6%. Isso prova o quanto o cooperativismo se comporta bem na crise”.

 Serão realizadas diversas atividades como minicursos, palestras e discussões. Os temas abordados serão “Cultura organizacional, fundamental para o êxito da inteligência competitiva, a Gestão da informação e as atividades pertinentes à prospecção e ao monitoramento informacional, Gestão do conhecimento como parte do processo da inteligência competitiva, Inovação tecnológica e a importância do processo para a inteligência competitiva, Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva e Liderança e os desafios da inteligência competitiva.

 Para inscrições e mais informações, acesse o site: http://www.congressogp.abrh-pa.com.br

Fonte:  Sistema OCB/PA