Sistema OCB lançará Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança «Voltar
Material, elaborado com base nas ações já praticadas por cooperativas ao redor do Brasil, será disponibilizado na Cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

Clientes cada vez mais conscientes de seu papel e do reflexo dos hábitos de consumo em suas comunidades têm exigido diariamente das empresas um comportamento diferenciado. E é neste contexto, onde as relações interpessoais, o profissionalismo e a ética são valorizadas, que o Sistema OCB lançará o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança – Ciclo 2013/2014.
 
O lançamento ocorrerá durante a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015, que ocorrerá na próxima terça-feira (17/11), em Brasília, com a presença de diversas autoridades e lideranças do cooperativismo brasileiro. 

O Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança é um banco de conhecimento, resultante de um trabalho intenso desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado em 2013. A publicação do documento é uma forma de o Sistema OCB manifestar o agradecimento a essas cooperativas por gerarem conhecimento e compartilharem seu sucesso com a sociedade, afirmando a maturidade em sua gestão.

O material contém a expertise das cooperativas que, ao realizarem ações, projetos e programas, compartilham os melhores caminhos a serem percorridos por quem tem interesse em desenvolver algo semelhante. De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, um documento como este favorece a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo.
 
Segundo ela, o compêndio traz uma série de outros ganhos para o dia-a-dia das cooperativas. “Nossos principais objetivos, ao lançarmos este material, são valorizar e disseminar às boas práticas que já fazem parte da rotina cooperativista. As ações apresentadas mostram que o cooperativismo é um setor que se reinventa, melhorando constantemente seus processos e, como resultado disto, ampliando sua competitividade e participação no mercado”, comenta a gerente.
 
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. No dia 17/11, serão conhecidos os melhores casos de gestão e governança, em três categorias: ouro, prata e bronze, além do Destaque Governança.