Cooperativas são ferramentas para potencializar produção e exportação «Voltar
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou na última sexta-feira (13) do Seminário “Ajustes no Agro Brasileiro para maior inserção global”, promovido pelo Centro de Conhecimento em Agronegócio (Pensa). O evento que ocorreu na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, em São Paulo, marcou o encerramento das comemorações do Pensa 25 anos.
 
Durante sua fala e, ao lado do embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, o presidente Márcio Freitas, destacou a contribuição das cooperativas no processo de internacionalização do agronegócio brasileiro. Ele fez questão de ressaltar que as cooperativas são especializadas em organizar pessoas e, por meio dessa reunião de interesses, consegue potencializar vendas, maximizando resultados, por meio da diminuição de custos e riscos.
 
“Por meio da cooperativa, os produtores organizam sua produção e se beneficiam de todas as vantagens que ela pode oferecer, pois preenche determinados espaços e, assim, gera economia de escala. Um grande exemplo é a compra de insumos. Graças ao volume demandando pelas cooperativas, o custo é reduzido e isso facilita a vida do produtor, conferindo competitividade ao negócio daquele grupo”, explica.
 
Segundo ele, outra importante contribuição das cooperativas está na realização de negócios. “Hoje em dia, os grandes compradores precisam de volume de produção, do contrário eles não fecham o negócio. Como a cooperativa detém a capacidade produtiva de seus cooperados, esse volume se torna muito mais atrativo e vantajoso para os interessados”, argumenta a liderança.

O Pensa é um centro avançado, dedicado à Gestão e Coordenação de Agronegócios, que atua nos cenários nacional e internacional, desenvolvendo a excelência em pesquisas acadêmicas aplicadas ao ensino. Está estruturado em forma de rede envolvendo diversas instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, executivos, industriais e produtores rurais.
 
O Centro de Conhecimento em Agronegócios, é um programa de pesquisa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, criado em 17 de junho de 1990. É cadastrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é um programa institucional da Fundação Instituto de Administração – FIA.