Cooperativas do PA participam de festival de chocolate em Paris «Voltar
O chocolate do Pará já conquistou o mundo. Com um cacau de alta qualidade e uma produção que estimula o desenvolvimento socioambiental, as cooperativas paraenses foram destaque na 21ª edição do Salão do Chocolate em Paris. O evento é a maior vitrine mundial para produtores de cacau e chocolate, que expõem seus produtos para indústrias e especialistas. 

A Cooperativa Agropecuária Mista de Tomé-Açu (Camta), a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans) e a Cooperativa Mista Agropecuária de Tucumã (Coopertuc) foram as representantes do Pará. No total, participaram 700 profissionais envolvidos no setor em 20 país diferentes.
 
A proposta do Festival Internacional é abrir novos negócios e perspectivas de mercados. O Governo do estado do Pará, através do Funcacau, da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), da SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), reúne e subsidia a participação de produtores há sete anos.
 
Atualmente, o Brasil é o 5º país no ranking dos maiores exportadores do Cacau. A Costa do Marfim é o primeiro. De acordo com a Associação dos Produtores de Cacau (APC), atualmente são produzidos cerca de 150mil toneladas por ano do produto e há demanda para 400mil. O consumo de chocolate fino cresce 12% ao ano no Brasil. 

Em 2009, o Ministério da Agricultura firmou o primeiro convênio com a APC para apoiar a ida de produtores nacionais ao Salão do Chocolate de Paris. A promoção comercial contribuiu para que o cacau fino do Brasil se tornasse matéria-prima para chocolates de marcas reconhecidas mundialmente.
 
Para o Diretor Gerente da Camta, Ivan Saiki, o diferencial do mercado brasileiro é a preocupação com as questões sociais e ambientais. “O Salão reúne os principais produtores do cacau. Todos os produtos de lá são muito bons. No entanto, a diferença do fruto produzido aqui, principalmente no Pará, é o que tem por trás da produção. Aqui não, trabalhamos com carteira assinada e não tem criança trabalhando. Isso é sustentabilidade. O cacau é uma cultura que preserva o meio ambiente, a que se pese o Sistema Agroflorestal em que nos tornamos referência. Não é simplesmente um cacau, é um cacau que tem sustentabilidade. Grandes indústrias, principalmente a japonesa, estão vindo comprar aqui no Estado por isso”. 
 
No entendimento do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Paraenses no Estado do Pará (OCB/PA), Ernandes Raiol, o cacau é um negócio em franco desenvolvimento no segmento cooperativista.  “As cooperativas paraenses estão participando dos principais eventos do chocolate e isso é importante para aumentar a visibilidade do mercado brasileiro que era mal visto anteriormente. Há sete anos os produtores brasileiros estão participando e agora o mundo está conhecendo a qualidade do cacau do Brasil. As nossas cooperativas já até ganharam selo de cacau fino. Esse mercado deve crescer ainda mais. O Sistema OCB-PA, que representa o setor no Estado, fará investimento de R$ 100 mil conquistados por meio de chamada pública do Ministério da Agricultura para capacitar e incentivar a produção de cacau orgânico na região oeste do Pará”. 

Fonte:  Sistema OCB/PA