Divulgado resultado do 9º Prêmio Redação do Programa Cooperjovem «Voltar
O Sistema OCB  divulgou na última terça-feira (17) o resultado da etapa nacional do 9º Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem. No total, a edição 2015 recebeu 16.173 redações inscritas que concorrem nas duas categorias (I e II). Estudantes de nove estados e as unidades estaduais que cumpriram todos os critérios do regulamento são: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

A solenidade de premiação está prevista para ocorrer no dia 16 de dezembro, na sede do Sistema OCB, em Brasília. Durante a cerimônia, tanto os alunos quanto suas escolas receberão os prêmios de participação, e logo embarcarão para uma viagem a cidade de Nova Petrópolis (RS), com o objetivo de conhecerem o berço do cooperativismo brasileiro.

“Nesta edição tivemos algumas inovações, considerando o processo de transição para os próximos prêmios. Então, não teremos primeiro, segundo e terceiro colocados, mas três melhores classificados. A ideia é fortalecer a cooperação, aliada aos valores do cooperativismo, e não estimular competições”, explica a gerente de Desenvolvimento Social da Unidade Nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba.

TEMA - “Cooperação: uma prática de igualdade”, foi a temática do 9º Prêmio e, por meio do Programa Cooperjovem, incentivamos os alunos a produzirem textos sobre o tema com o objetivo de promover uma reflexão sobre as contribuições, individuais e coletivas, para construção de um mundo melhor.

Vencedores

Categoria I – que abrange os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Islan Gleidson dos Santos – Pernambuco; 
Nayara Pereira da Silva – Paraná;
Rayara Stefane Andrade de Carvalho – Paraíba.


Categoria II – que abrange o 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro – Rio Grande do Norte;
Kássia Lavínia Pereira Costa – Paraíba;
Mônica Amaral Novelli – São Paulo.

Cooperjovem

O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2007, e envolve quase 100 mil alunos e 411 escolas; conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados do país.