Sescoop promove Encontro Nacional de Contadores «Voltar
Intenção é promover a capacitação dos profissionais das áreas contábil, financeira e de auditoria das unidades estaduais do Sescoop

 Desenvolver continuamente as competências dos colaboradores, em sintonia com o Planejamento Estratégico do Sescoop. Este é o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo ao realizar o Encontro Nacional de Contadores do Sistema OCB. O evento  foi realizado na última quinta-feira (19) na sede da entidade, em Brasília, reunindo profissionais das áreas de contabilidade, auditoria e finanças. 

No total, 65 pessoas, representantes de diversos estados brasileiros, participaram do encontro cuja pauta foi desenvolvida de forma participativa. Com isso, o público pode participar de palestras e estudos técnicos, além de trocar experiências a respeito de boas práticas, com vistas à uma atuação homogênea para, consequentemente, alcançar melhores resultados.

Durante a abertura do evento, ocorrida nesta quarta-feira, o superintendente do Sistema OCB, que engloba o Sescoop, Renato Nobile, enfatizou a importância de eventos técnicos serem realizados com a finalidade de integrar os profissionais. “Cada estado possui experiências riquíssimas de superação de dificuldades, por meio de mapeamento de riscos e da elaboração de processos que torne a rotina contábil ágil e profícua. Acredito que o compartilhamento destas técnicas e soluções nos torna muito mais fortes e sistêmicos. Obrigado por virem e por acreditarem que o movimento cooperativista pode ser melhorado com medidas simples e inteligentes”, comenta Nobile.

Segundo o gerente financeiro do Sescoop, Carlos Baena, Um dos objetivos do evento é a capacitação dos profissionais sobre os procedimentos das Contribuições Previdenciárias, Retenções de Tributos Federais, Estaduais e Municipais e respectivas Obrigações Acessórias na contratação de fornecedores de produtos e serviços, bem como, o alinhamento dos profissionais envolvidos em processos como padronização e procedimentos do encerramento do exercício de 2015 e elaboração dos Demonstrativos Financeiros, Contábeis e Orçamentários. 

“Dada a complexidade da legislação, bem como a integração do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) com os fiscos dos governos Federal, Estadual e Municipal, é importante e necessária a capacitação dos profissionais envolvidos na identificação dos impactos, a fim de eliminar as dúvidas e intercorrências do processo”, complementa Baena.

Para Nilva Santos e Valéria Hirasike, representantes dos estados de Goiás e Santa Catarina, respectivamente, o evento é extremamente relevante para a atualização dos profissionais. De acordo com elas, a escolha dos temas do encontro pelos próprios participantes reflete um amadurecimento do movimento cooperativista, contudo, é necessário otimizar o tempo do evento, de forma mais ampla e técnica.