Sucessão nas cooperativas de crédito «Voltar
O presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Paranaíba  Ltda. (Sicoob Agrorural) em Quirinópolis, Lajose Alves Godinho é um dos pioneiros do cooperativismo em Goiás, próximo de fazer 30 anos de trabalho no segmento, ele esteve em Santa Catarina, para falar sobre sucessão em cooperativas de crédito.

Segundo Lajose, atualmente este é um dos maiores desafios do setor cooperativista financeiro. Esta explicação ocorreu na palestra proferida por ele, no 7º Encontro dos Dirigentes do Sicoob Central SC/RS, realizado no dia 7 de novembro, em Santo Amaro da Imperatriz em Santa Catarina, onde ele falou para 400 dirigentes cooperativistas daquele Estado. 
Lajose relatou que muitas vezes as cooperativas não tratam desse tema que é de extrema importância, uma vez que, é necessário pensar na perenidade do empreendimento cooperativista. “A empresa nasce, cresce e se despede do criador, por isso temos que estar atentos quando é a hora de deixar o negócio. Porém devemos deixá-lo em boas mãos”, afirmou.

Um exemplo citado pelo experiente cooperativista é o das instituições bancárias mercantis, que colocam um limite de idade para os administradores. Assim a empresa ganha novo fôlego, ideias novas e uma transição bem realizada, em que muitas vezes é feita com membros do próprio quadro de funcionários.

Segundo o presidente do Sicoob Agrorural, na cooperativa que ele lidera tudo está sendo programado, para uma sucessão tranquila e transparente. Ele explica que utilizam uma política de valorização dos cooperados que são pratas da casa, ou seja, que fazem parte da cooperativa há muito tempo e que dentre eles deve sair o sucessor. 

Fonte: OCB-GO