Programa No Fim das Contas mostra vantagens de pegar empréstimo de cooperativas «Voltar
Alternativa sai mais barata do que recorrer a um banco ou financeira. Juros são mais baratos e tarifas podem ou não ser cobradas


O quadro No Fim das Contas mostrou na última segunda-feira (9)  a alternativa de pegar dinheiro emprestado por meio de cooperativas de crédito. A alternativa sai mais barata do que recorrer a um banco ou financeira.
Os riscos são semelhantes aos de um banco porque, como qualquer negócio, as cooperativas precisam ser bem administradas.

 De acordo com a colunista Mônica Carvalho, o que dá alguma segurança é que elas também são fiscalizadas pelo Banco Central e também têm fundo garantidor de crédito, que cobre até R$ 250 mil de cada cliente.
Vistas como forma de inclusão financeira, elas dão acesso ao dinheiro de forma mais barata. O objetivo das cooperativas de crédito não é obter lucro, mas prestar o serviço de jeito mais simples e em conta para os associados.

As principais características são: as tarifas bancárias podem ou não ser cobradas; todo cliente que quiser integrar uma cooperativa precisa depositar R$ 30, que pode ser resgatado quando a pessoa deixa a iniciativa; além de ser cliente, a pessoa se torna dono da cooperativa e participa das decisões, além de dividir o dinheiro que sobra; e os juros são mais baixos.

Veja diferença entre juros cobrados por cooperativas e bancos 

  • Crédito pessoal
        Cooperativa: 2,3%
        Bancos: 3,4%
  • Cheque especial
        Cooperativa: 5,3%
        Bancos: 11,1%
  • Cartão de crédito
        Cooperativa: 7,3%
        Bancos: 12,7%