Inscrições ao curso de dirigentes de cooperativas terminam hoje «Voltar
Capacitar os novos dirigentes das cooperativas para o adequado exercício da função é o foco do curso que o Sescoop/SC promove nos entre os dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis. Contudo, para participar, os interessados deverão se inscrever e o prazo termina nesta quinta-feira, 26/11.

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, que atuará como instrutor da capacitação, explica que as aulas incluem temas como motivação, liderança, formação de equipes pró-ativas e gerenciamento de conflitos. Também serão abordados os aspectos legais e doutrinários do cooperativismo, tributação e contabilidade de cooperativas, assembleias gerais, reuniões e Programa de Autogestão. Além de Silveira, serão instrutores o engenheiro agrônomo Ainor Lotério e o contador Oldoni Floriani. 

O curso é isento de taxa de participação e as despesas com hospedagem, alimentação e material didático serão custeadas pelo Sescoop/SC. 

Representantes do Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi participarão, no período de 14 a 17 de dezembro, do 3º módulo do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred). A capacitação, promovida pelo Sescoop/SC, será realizada em Chapecó. 

Denominada Abordagem Organizacional, a 3ª e última etapa detalhará assuntos como governança (organização e estrutura cooperativa de crédito), riscos do negócio (análise dos apontamentos de auditoria, análise econômica financeira), interpretação de relatórios, visão gerencial, além de conhecimentos específicos para o Conselho de Administração e Fiscal. 

Fonte: Ascom Sistema Ocesc