a Cadeia leiteira fortalecida «Voltar

 A Embrapa iniciou a 2ª Prova de Produção de Leite a Pasto de Zebu Leiteiro. A experiência reúne, durante um ano, 20 vacas da raça gir no Centro de Tecnologia de Raças Zebuínas (CTZL) da empresa, no núcleo rural Ponte Alta (região administrativa do Gama). O objetivo é obter matrizes geneticamente melhoradas, adaptadas às condições da região, para alcançar melhores resultados na produção de leite.

Durante os meses que os animais permanecem no CTZL, os pesquisadores controlam e analisam itens como alimentação, lactação e reprodução. Após esse tempo, as melhores vacas são selecionadas. Por meio de parceria com a Emater-DF, os produtores familiares do DF e Entorno terão acesso a genes que produzirão animais melhorados.

De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Sebastião Márcio de Andrade, a experiência da Embrapa será de grande proveito para a cadeia leiteira do DF. “A genética é o primeiro passo rumo a uma produção mais eficiente. O trabalho de pesquisa, aliado à extensão rural feita pela Emater-DF vai permitir que nossa produção aumente não só em quantidade como em qualidade”, argumentou.

A coordenadora do Programa de Leite da Emater-DF reforça a ideia. “Após essa experiência, poderemos disponibilizar os genes selecionados para os produtores atendidos por nós, especialmente os de base familiar. Assim, democratizando essa tecnologia, vamos fortalecer a cadeia produtiva de leite no Distrito Federal e Entorno”, concluiu.

Durante a abertura do evento, o produtor Paulo Horta, do núcleo rural Tabatinga (zona rural de Planaltina) fez uma explanação técnica com os principais dados das experiências adquiridas em outras provas de produção de leite. Segundo ele, animais melhorados geneticamente podem chegar a resultados bastante satisfatórios. "Conhecemos vacas que chegam a dar 18 quilos de leite por dia nesse tipo de atividade", exemplificou.

Fonte: Emater