Cooperativismo brasileiro mantém ritmo de crescimento «Voltar

De acordo com o Anuário 2015, ano base 2014, o Brasil fechou o ano com 7.143 cooperativas presentes em todos os Estados, liderado por São Paulo, com 15,5%, seguido por Minas Gerais (11,1%), Bahia (10,4%) e Pará (7,3%). Segundo dados da OCB, o cooperativismo brasileiro registrou crescimento de 4,6% no número de cooperativas, 10,3% no quesito associados e de 7,4% no quadro de empregados em relação ao ano anterior.

Após dois anos, o ramo agropecuário voltou a liderar a participação na movimentação econômica do cooperativismo e, juntamente aos ramos crédito e saúde, representa 96,45% do total. No ranking geral, o ramo agropecuário ocupa o primeiro lugar como o setor que possui mais cooperativas e empregados (1.677 e 180.955, respectivamente), já o consumo se destaca no número de associados (quase três milhões).

Na avaliação geral, São Paulo possui o maior número de associados (mais de quatro milhões); seguido pelo Rio Grande do Sul (2.456.715 membros), Santa Catarina (1.755.858) e Minas Gerais (mais de um milhão e 280 mil associados).

No âmbito estadual, a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda - Consul é destaque no ranking das 50 maiores cooperativas de Minas Gerais, seguido pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda - Sicoob Credicom e Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda - Sicoob Agrocredi. Entre os indicadores avaliados estão o número de associados; porcentagem de associados ativos; número de associados por empregado; riqueza, sobra, perda e patrimônio médios gerados por cada associado. No ramo agropecuário, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda - Cooxupé ocupa o primeiro lugar nas categorias de cooperativas com maior número de associados, ativos totais, patrimônios líquidos, receitas totais e empregados.

 Fonte: Sistema Ocemg