Sistema OCB analisa mensagem da presidente da República ao Congresso Nacional «Voltar

Apesar de todo um cenário controverso, tanto econômico como político, 2015 foi o ano em que o governo federal fez o maior número de citações às cooperativas e às ações destinadas ao desenvolvimento do setor no país. A análise foi feita pelo Sistema OCB nacional, a partir da “Mensagem ao Congresso Nacional 2016”, apresentada pela presidente Dilma Rousseff na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, na terça-feira (2). 

Pela análise do Sistema OCB, o cooperativismo foi citado 57 vezes, em diversas seções, como por exemplo: agronegócio; agricultura familiar; produção aquícola e pesqueira; compras governamentais e acesso a mercados; promoção comercial; geração de emprego e renda; inclusão bancária e microcrédito; eficiência do setor financeiro; ciência, tecnologia e inovação; juventude; infraestrutura do setor elétrico; transporte de cargas; entre outros. 

O documento apresentado pela presidente é elaborado anualmente pelo Poder Executivo que, além de prestar contas das ações do governo federal durante o ano anterior, apresenta as propostas para o ano seguinte. Desde o governo Sarney (1985-1990), esta foi a primeira vez que um presidente da República participa da abertura do ano legislativo fora do início do próprio mandato.

Fonte: Brasil Cooperativo