CRCPR prepara ações para estreitar relacionamento com cooperativas «Voltar
Na manhã do dia 11 de fevereiro, a convite do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR),o coordenador administrativo e financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no Paraná, contador José Ronkoski, participou de um encontro com o presidente, Marcos Rigoni, o vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, e o diretor-superintendente da autarquia, Gerson Luiz Borges de Macedo, para conhecer o projeto da nova gestão do órgão voltado para os contabilistas das cooperativas.
A partir da esquerda, Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração do CRCPR, José Ronkoski, coordenador administrativo-financeiro do Sescoop/PR, Gerson Luiz Borges de Macedo e Marcos Rigoni, diretor superintendente e presidente do CRCPR.

“Os profissionais da contabilidade que atuam neste segmento contam com um alto grau de qualificação, mas faltam fóruns de discussão sobre questões de legislação e gestão específicas deste segmento. Por isso, pretendemos criar a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista, aumentando a presença do CRCPR neste setor”, explicou o presidente Rigoni. “Queremos identificar as necessidades dos contabilistas que atuam nas cooperativas e promover eventos e discussões que possam contribuir para a melhoria contínua da formação desses profissionais e para a superação dos grandes desafios regulatórios inerentes a esse segmento”, acrescentou Jochem. Ronkoski saudou a nova diretoria do CRCPR e prontificou-se a colaborar com a iniciativa por meio da troca de informações entre as entidades.

O cooperativismo é um movimento global de cidadãos em busca de um modelo mais justo, que permita a convivência equilibrada entre o econômico e o social. O Brasil conta com 6,8 mil cooperativas atuantes em 13 ramos (agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer), nas quais trabalham 340 mil profissionais. Algumas das maiores cooperativas brasileiras estão sediadas no Paraná. Segundo o Ministério da Agricultura, o desafio do setor cooperativista brasileiro é mostrar à sociedade que, por ser um movimento solidário, é capaz de implantar um modelo com fortes bases calcadas no conceito de sustentabilidade, ou seja, promover o desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente e inserindo o ser humano na repartição das riquezas geradas no processo. 

Fonte: CRCPR