PRC 100: Profissionais do Sistema Ocepar participam de Workshop sobre plano estratégico «Voltar

Colaboradores do Sistema Ocepar participaram nesta segunda-feira (25/04) de um workshop sobre o PRC 100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O evento, que ocorreu no Hotel Confiance, em Curitiba, foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que ressaltou a importância dos profissionais assimilarem com profundidade o PRC 100, compreensão fundamental ao processo de implantação das ações para que o sistema cooperativista do estado atinja os R$ 100 bilhões em faturamento. “O planejamento estratégico será o nosso norte, e hoje é o momento de todos os colaboradores esclareceram suas dúvidas. Temos que pensar na maneira em que vamos preparar os profissionais e também definir detalhes quanto ao monitoramento dos resultados da implantação do PRC 100”, disse.

Avaliação - Segundo o consultor Rui Gonçalves, da Partner Consulting do Brasil, o workshop pretende avaliar de forma crítica as maneiras em que o plano será executado e implantado em todo o estado. “O planejamento foi construído e está no papel, mas agora precisa tomar forma e ser implantado junto ao Sistema. Por isso, os profissionais precisam estar conectados, para evitar desvios do caminho”, afirmou. As conclusões e discussões desse workshop serão levadas a conhecimento dos cooperativistas durante as reuniões de Núcleo, que ocorrem em maio. Os debates sobre o plano envolveram um total de 770 lideranças cooperativistas em duas rodadas dos Encontros de Núcleos e no Fórum dos Presidentes, ambos eventos promovidos pela Ocepar no ano passado. Na sequência, 90 profissionais de sete ramos do cooperativismo do Paraná participaram das discussões técnicas sobre o PRC 100 realizadas entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016, em parceria com a Partner Consulting do Brasil, que resultaram na definição dos caminhos que deverão ser trilhados para viabilizar os objetivos traçados no planejamento estratégico do setor.

Pilares - Além do aspecto financeiro – atingir R$ 100 bilhões de faturamento, o PRC 100 contempla outros quatro pilares que deverão dar sustentação ao crescimento proposto para o setor: mercado, cooperação, infraestrutura, governança e gestão. Para cada um desses itens foram traçados os desdobramentos, indicando as frentes de atuação a serem seguidas pelo cooperativismo paranaense.

Implantação - A implantação do planejamento estratégico deverá ser conduzida por meio da criação de uma equipe multifuncional, com a participação de profissionais do Sistema Ocepar e das cooperativas, levando em consideração áreas de conhecimento e afinidade com os processos. Um líder irá auxiliar na gestão do plano de trabalho e do cronograma de implantação, validado com todos.