Oficina Jogos Cooperativos estimula a cooperação «Voltar
Desenvolver estratégias de parceria e colaboração para que as pessoas permaneçam no jogo e, com isso, todos ganhem. Com este foco, o Sescoop/SC promoveu, nesta semana, em Torres, no Rio Grande do Sul, a Oficina de Jogos Cooperativos – etapa integrante da formação continuada do Programa Cooperjovem. O evento contou com a participação de 40 educadores de 12 escolas das seguintes cooperativas parceiras do programa, localizadas na região Sul: Cejama, Ceprag, Cergal, Cersul, Coopersulca, Sicoob Credivale, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária.

O instrutor da oficina, Fábio Otuzi Brotto, destaca que os jogos cooperativos são um conjunto de atividades desenhadas com o objetivo de incentivar a cooperação em vez da competição. “Eles estimulam o jogar ‘uns com os outros’ e não o ‘uns contra os outros’ e proporcionam a experiência de vencer desafios coletivos, que só podem ser superados juntos”.

As oficinas são práticas: os professores exercitam os jogos e por meio deles conhecem as teorias que darão subsídio para a realização das atividades nas escolas. Uma das metas do CooperJovem, segundo Brotto, é promover uma cultura cooperativista e de paz nas escolas e na comunidades em que estão inseridas. “É muito importante este trabalho porque é lá que vai se disseminar uma nova cultura de cooperação”, conclui. 

COOPERJOVEM – O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem. 

O CooperJovem abrange atualmente 29 cooperativas e 89 escolas, em 59 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 25 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)