OCB apoiará projeto de cooperação com cooperativas de Moçambique «Voltar
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, e o embaixador da República de Moçambique, Emanuel Tomás Lubisse, discutiram hoje a possibilidade de organizações cooperativistas dos dois países estreitarem ainda mais sua relação institucional. A reunião ocorreu na Casa do Cooperativismo em Brasília. A ideia é ampliar as ações de intercooperação internacional, por meio de um intercâmbio técnico entre produtores rurais.

Segundo o embaixador moçambicano, há um grande interesse de seu país em possibilitar que agricultores, pecuaristas e avicultores, por exemplo, façam estágios de até três meses em cooperativas agropecuárias do Brasil, a fim de conhecerem técnicas, estudos aplicados e até mesmo leis e normativos. A intenção é fortalecer o desenvolvimento do cooperativismo moçambicano. Em contrapartida, o país africano receberia delegações brasileiras de prospecção de mercados.

Atualmente, 80% da carne de frango importado pelo mercado de Moçambique têm origem brasileira. A intenção é que esta cooperação internacional traga ao Brasil a primeira turma de produtores ainda neste ano. Para isso, uma reunião já foi agendada para os próximos dias na Embaixada de Moçambique, com a intenção de discutir os detalhes da parceria.

MARCO LEGAL – A relação institucional entre os dois países já ocorre há vários anos. Em 2010, por exemplo, com o apoio da OCB, a Associação Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) conseguiu aprovar a Lei Geral de Cooperativas, inspirada na experiência brasileira e que trata da amplitude do movimento cooperativista no país, inclusive categorizando o ato cooperativo.

Além disso, Brasil e Moçambique fazem parte da Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa (OCPLP), presidida, atualmente, pelo brasileiro Márcio Freitas, que também presidente a OCB.

Fonte: OCB