LÁCTEOS: Censo do Cooperativismo do Leite 2016 «Voltar

As cooperativas do leite são importantes atores responsáveis pela produção, processamento e distribuição de leite e derivados no Brasil e no Mundo. A Fonterra, por exemplo, referência na produção e comercialização de lácteos, é uma cooperativa da Nova Zelândia cuja atuação repercute no preço do leite em escala planetária. O cooperativismo do leite permite que o pequeno se insira no mercado, cada vez mais exigente e competitivo, dando a ele possibilidade de crescer, gerando trabalho e renda. Sua importância, assim, suplanta o aspecto econômico e atinge o social, por permitir a inserção do pequeno nesta importante cadeia de valor. 

Políticas públicas- O sucesso do cooperativismo depende de políticas públicas e privadas que visem o posicionamento do setor frente ao ambiente e aos seus concorrentes. Para isso, é necessário o conhecimento do setor, seus números, seus agentes sociais. Mas, o que é o cooperativismo do leite? Qual sua importância na cadeia de lácteos e no país?

Levantamento - No ano de 2002 foi feito um amplo levantamento sobre a realidade das cooperativas de leite do país, o Censo do Cooperativismo de Leite. Esta importante iniciativa da Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), possibilitou conhecer em profundidade este setor com seus números, seus desafios e suas oportunidades. As informações levantadas permitiram a construção e implementação do Plano de Desenvolvimento Estratégico para o Cooperativismo de leite, visando a retomada de sua participação no mercado de lácteos.

Contribuição - Naquele ano as cooperativas, com seus 150 mil filiados, contribuíram com 40% do leite captado do Brasil. Passados 16 anos, após a entrada de novos agentes de peso, fusões e aquisições no setor, como estará este número? A participação aumentou ou diminuiu? E o número de cooperados? O estado de Minas Gerais possuía o maior número de cooperativas, mais de 100. Mas o Rio Grande do Sul exibia o maior contingente de cooperados entre as unidades de federação: mais de 55 mil. Este quadro se alterou? Em média, cada cooperado entregava 95 litros de leite por dia à sua cooperativa. Esta escala de produção se mantém após estes anos?

Paraná - No estado do Paraná as cooperativas empregavam 1.198 funcionários e possuíam 12.647 afiliados. Captaram 2,25 milhões de litros por dia, 47% do total estadual, acima dos 40% médios observados no Brasil. Como estarão estes números hoje?

Novo levantamento- Para responder a estas e outras questões relacionadas ao cooperativismo do leite a OCB e a Embrapa lançaram a nova edição do Censo do Cooperativismo. Questionários estão sendo enviados a todo o país para que se possa tirar a fotografia atualizada deste importante setor da cadeia de lácteos, da agricultura familiar e do agronegócio brasileiro. A atenção de cada cooperativa ao responder ao questionário é primordial neste esforço.

Contribuição - Participe. Cada um de nós faz parte desta realidade e é chamado a contribuir para o seu conhecimento e a sua transformação. Façamos o Censo do Cooperativismo do Leite 2016 juntos. Unidos, nós somos mais fortes. 

Fonte: OCB