Cresol realiza seminário de pesquisa com Universidades «Voltar

O seminário realizado na quinta-feira, 19 de maio, entre a Cresol Baser e pesquisadores das Universidades – UTFPR, UFFS, Unioeste, Unilla, Famper, Unipar, UFRRJ, Unicentro, UFPR e UFSC é uma proposta da Cresol que objetiva a construção e consolidação de parceria com as Universidades para estudos sobre a agricultura familiar.

O evento que foi organizado pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos) se insere nas demandas percebidas pela Cresol Baser durante a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (PEP 2016/2020), que destaca a necessidade de ampliar e fortalecer as parcerias com as universidades, tendo em vista as grandes transformações e mudanças da agricultura, do meio rural e dos seus impactos sobre os agricultores familiares e demais atores, individuais e coletivos.

Durante a abertura do Seminário, o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, apresentou o contexto histórico e contemporâneo do Sistema aos pesquisadores participantes e destacou a importância do evento para a Cresol, já que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento.

“Queremos promover e fortalecer o debate sobre as estratégias produtivas dos agricultores familiares, como as cadeias produtivas e a gestão do crédito solidário, e essa parceria com os pesquisadores será muito importante diante das transformações da agricultura”, destacou Thomé.

No decorrer do seminário os pesquisadores apresentaram os projetos relacionados ao Cooperativismo de Crédito, Cresol e Agricultura Familiar sob a coordenação do professor doutor Dirceu Basso da Unilla e do doutor Antonio Inácio Andriolli, vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Também foi desenvolvido o painel ‘Estratégias Produtivas – Um olhar especial sobre a Cadeia Produtiva do Leite e Agroindústrias Familiares’, coordenado por Ari de David, Consultor em Extensão Rural da Cresol, Alzimiro Thomé, professor Miguel Perondi e Dr. Marcio Gazola, ambos da UTFPR de Pato Branco, e Profa. Dra. Rosane Triches da UFFS de Realeza. O segundo painel tratou das ‘Políticas Públicas do Crédito e a inserção do Cooperativismo no desenvolvimento local regional’, coordenado por Luiz Levi Tomacheski, diretor secretário da Cresol, Vanderley Ziger, Presidente do Infocos, professor doutor Fábio Búrigo, da UFSC, e pelo professor doutor Adilson Alves dos Santos, da Unioeste de Francisco Beltrão.

Finalizando o evento, o Coordenador de Formação do Infocos, José Vandresen, e os professores Dirceu Basso, da Unilla, e Almir Gnoato, UTFPR, apresentaram as perspectivas e síntese de temas e desafios para pesquisa a partir da realidade Cresol.