CAMISC: Cooperativa sedia Encontro das Lideranças Femininas Cooperativistas «Voltar

Boas risadas, novas amizades e integração. Isso tudo fez parte do 11º Elicoop (Encontro da Liderança Feminina Cooperativista) promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), anfitriã do evento, nos dias 18 e 19 de maio.

Participação - Realizado no Águas do Verê Termas, no Sudoeste do Paraná, o Elicoop reuniu mais de 170 mulheres integrantes de Núcleos Femininos de 11 cooperativas paranaenses. Este ano, o Elicoop teve como tema “O Poder de Agir para um desenvolvimento sustentável”.

Referência - Durante a abertura das atividades, no dia 18, o diretor presidente da Camisc, Nelson André De Bortolli, destacou a importância feminina. “A mulher, atualmente, é referencia em tudo que faz, seja na cooperativa ou na propriedade. O mundo é de vocês”, destacou.

Palestra - Na sequência, o Elicoop trouxe a palestra com o tema “Cooperativismo e Sustentabilidade: O Pensar Diferente”, ministrado pelo consultor João Carlos de Oliveira. “O cooperativismo tem que ser uma realidade. E a palestra coloca mostra que a mulher nesse processo é real, não apenas um símbolo. Hoje, a mulher é fundamental, é dona do negócio. Elas não são mais simplesmente colonas, são empresárias rurais. É preciso reconhecer e valorizar isso”, afirmou. O dia contou ainda com oficinas e foi encerrado com uma apresentação do Coral de Mariópolis.

Novos desafios- A gerente administrativa da Camisc, Rita Vazzata De Bortolli, lembrou a importância da mulher frente aos novos desafios que se impõe, sejam eles na propriedade rural ou internamente na cooperativa. “As mulheres têm uma visão mais detalhista, participam da toma decisões, organizam e cuidam da família, da propriedade e da cooperativa. Participaram de cursos e palestras, visitas técnicas e ser aperfeiçoam. Reflexo disso é que elas estão ganhando cada vez maior notoriedade e espaço”, afirmou.

Mais atividades- Na quinta-feira (19/05), as mulheres participaram de novas oficinas, atividades recreativas, e fecharam a manhã com a palestra ministrada pela coach Heloísa Capelas, sobre “O Mapa da Felicidade”. Em seguida, foi anunciada a cooperativa anfitriã do Elicoop 2017, onde foi eleita a Cocamar, de Maringá.

Integração - A analista de Desenvolvimento Humano do Sescoo/PR e coordenadora do Econtro das Lideranças Femininas, Fabiane Ratzke, destacou a integração entre as cooperativas no evento. “Um dos maiores objetivos do Elicoop é fazer com que as mulheres compartilhem os aprendizados aqui, fortalecendo ainda mais os Núcleos Femininos”.

Papel da mulher na sucessão- Elizete Telles Peter, da cooperativa Castrolanda, destacou a importância da mulher na sucessão familiar. “Há uma preocupação muito grande da cooperativa com quem serão os diretores do futuro. E, nós entendemos que a mulher tem papel fundamental nisso, orientando e incentivando os filhos na participação junto ao sistema cooperativista”. 

Elicoop 2016 foi histórico- Para as associadas da Camisc, o Elicoop foi histórico. Isso porque essa foi a primeira vez que elas participaram do Encontro. “Foi muito bom. As oficinas e as palestras nos ajudaram a desenvolver um espírito ainda mais cooperativo. Nos mostraram que a união é uma grande virtude”, avaliou a cooperada Noeli Pellin.

Produtivo - A associada Adenize Maculan destacou a participação das mulheres em todo o evento. “Muito produtivo, em todos os aspectos. A troca de experiências e conhecimentos foi fantástico. Criamos laços com outras cooperativas e desenvolvemos muitas ideias para o nosso Núcleo Feminino, que retorna ainda mais forte para as atividades”. 

Cooperativas presentes- O Elicoop 2016 contou com a participação das cooperativas: Bom Jesus, Castrolanda, C.Vale, Cocamar, Copagril, Copacol, Frísia, Coagru, Lar e a Camisc – anfitriã. O Encontro é destinado à preparação da Liderança Feminina com o objetivo de levar às mulheres a refletirem sobre o seu papel na comunidade e na cooperativa. 

Fonte: Imprensa Camisc