Cooperativas de produtores de açafrão serão beneficiadas com selo de qualidade «Voltar

O pequeno produtor do município de Mara Rosa e entorno vai ter a oportunidade de incluir o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG)A Cooperativa de Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão) em parceria com a Diretoria de Pesquisa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) estabeleceram os critérios para que os produtores locais garantam o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG). 

O Selo de Procedência do Açafrão foi concedido a Mara Rosa em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas para que fosse implantado precisava da aplicação de um alinhamento de ações. Agora, a Cooperaçafrão juntamente com a Emater alinharam estas ações para adequação aos critérios.

O pequeno produtor de açafrão do município de Mara Rosa e entorno vai ter a oportunidade de incluir o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG) e assim pode conquistar vantagens e um diferencial em seu produto na hora de comercializar. Mas para isso ele deve estar de acordo com as boas práticas de produção, que são analisadas desde o plantio ao ensacamento.

O selo garante novas possibilidades de comercialização interna e externa ao produtor e oferece maior segurança ao consumidor, que terá informações sobre o local onde foi produzido o açafrão e que o produto está adequado às normas de boas práticas solicitadas para conquista do selo. O agricultor familiar pode optar por incluir ou não o selo em seus produtos.

Fonte: OCB / Sescoop-GO