UnB desenvolve pesquisas técnicas minerais no Vale do Peixoto «Voltar

Reunião de avaliação técnica foi realizada na sede do Escritório Regional da Companhia de Mineração de Mato Grosso (METAMAT), contando com o geólogo Antônio João, a professora da UnB (Universidade de Brasília), Márcia Abrahão Moura, o prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito.

A reunião contou ainda com a participação do geólogo da Cooperativa de Garimpeiros, Emílio Miguel Júnior, e do representante da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), Marco Antônio Reis de Souza.

Esteve em pauta o desenvolvimento de pesquisas minerais fundamentais para a evolução de empreendimentos minerários da Coogavepe, que atualmente é composta por mais de 4,9 mil cooperados.

No Termo de Cooperação Técnica entre a cooperativa, METAMAT e Universidades Estaduais e Federais, são feitos o levantamento de dados e o planejamento de lavra, inclusive com estratégias e ferramentas que possibilitam o aproveitamento racional da jazida, permitindo o gerenciamento das operações através do mapeamento geológico das áreas de exploração.

A professora do Instituto de Geociências da UnB, Márcia Abrahão Moura, destacou que cinco mestrandos e doutorandos estão em Peixoto de Azevedo realizando pesquisas em campo com objetivo de diagnosticar regiões de maior potencial mineral por meio da interpretação geológica e posterior apontamento de áreas passiveis a execução de sondagens e caracterização tecnológica de minérios.

O Geólogo da METAMAT, Antônio João, enfatizou que a presença das Universidades na região é a evidente demonstração de que o Vale do Peixoto tornou-se um verdadeiro laboratório mineral, e que as pesquisas técnicas são imprescindíveis para o estudo e análise de rochas, geoquímica, geofísica e até para o futuro geoprocessamento dos minérios existentes em Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita e Terra Nova do Norte, cidades de abrangência da Coogavepe.

Todo apoio logístico é proporcionado pela Cooperativa de Garimpeiros às comitivas e delegações das universidades estaduais e federais de todo Brasil que desenvolvem pesquisas técnicas na região.

Para o Prefeito Sinvaldo Brito e o representante da Coogavepe, Marco Antônio Reis de Souza, esse trabalho de geologia é primordial para a identificação de depósitos minerais e jazidas, acompanhamento da exploração e estudos de impacto ambiental, daí a necessidade urgente da reestruturação do Escritório Regional da METAMAT de Peixoto de Azevedo.

Fonte: Ascom Coogavepe

Foto: Divulgação