Lideranças reforçam o valor das ações das cooperativas para o futuro da economia «Voltar
Com objetivo de promover a aproximação entre o sistema cooperativista Maravilha sediou, o debate da “II Mesa Redonda com os Presidentes”. O evento foi idealizado pelas cooperativas Aurora, Auriverde, Ceraçá, Sicoob Credial e Sicredi e fez parte do Movimento Intercooperação, reunindo expressivo público.
A solenidade celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo, que transcorreu no sábado (2). A data é lembrada há 94 anos e o tema de 2016 foi “Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável”. O assunto foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Coopac), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional e pela Organização das Nações Unidas (ONU). A temática vai ao encontro da agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em 2030. Além disso, este ano o tema da Cúpula Internacional das Cooperativas será ‘Cooperativas: o poder de agir’.
A mesa redonda seguiu a ordem do sorteio. O presidente sorteado teve cinco minutos para explanar sobre o tema e os demais presidentes, dois minutos para contribuir. O diretor de agropecuária e secretário do Conselho de Administração da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, considerou que as cooperativas vivem um momento tranquilo.
“Elas são representadas pelos dirigentes e colaboradores que são muito bem capacitados, além de seus associados. É um segmento que tem sido considerado um exemplo ao Brasil. Por meio deste sistema são pagos atualmente R$ 1,9 bilhão de impostos ao País. As conquistas vieram com o tempo, tivemos recentemente a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, da Lei Cooperativista Catarinense, que vem para somar, depois de mais de oito anos de luta. Acredito que vivemos o melhor momento da história. Não existe futuro sem o cooperativismo”, avaliou Zordan.
O presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen, relatou o case de sucesso que é a cooperativa. “A Ceraçá iniciou suas atividades para melhorar a vida do homem do campo, por meio do fornecimento de energia elétrica e foi expandindo seus serviços. Hoje somos uma empresa que alcançou todos os níveis de qualidade e segurança. Atendemos em nossas unidades 24 horas para garantir à população rapidez e eficiência nos serviços”.
O presidente da Auriverde, Claudio Post, destacou que as cooperativas estão em um momento de crescimento significativo. “Nos preocupamos muito com a formação de pessoas e lideranças. A busca por conhecimento é o melhor caminho para trazer resultados das ações aos associados. Uma vivência incrível que tivemos foi a ida à Nova Zelândia, onde conhecemos um modelo amplo e eficaz de cooperativismo. É um País onde buscamos ideias, por ser um dos mais desenvolvidos e de um cooperativismo invejável”.

Fonte: MB Comunicação