Programa social promove inclusão digital no noroeste do Paraná «Voltar

O Programa Centro de Inclusão Digital da Sicredi União PR/SP, implantado há três anos na região noroeste do Paraná, teve seu primeiro espaço em Graciosa, distrito de Paranavaí. A proposta era transformar a realidade de crianças, jovens, adultos e melhor idade ao oferecer aulas de informática básica, de graça. O projeto deu certo e prosperou. São Lourenço - distrito de Cianorte, Floraí, Terra Boa, Nova Esperança e Alto Paraná já contam, também, com um Centro de Inclusão Digital, cada. Os novos espaços foram inaugurados entre o final de junho e início de julho, em parceria com instituições locais que almejam promover o desenvolvimento da comunidade.

De acordo com a assessora de programas sociais da Sicredi União, Sandra Michels, o projeto beneficia mais de 100 alunos por ano e segue o viés de sustentabilidade da cooperativa. “São mais de 40 computadores a disposição para que os alunos aprendam sobre Pacote Office, funcionamento do computador e uso da internet, incluindo acesso às redes sociais”, conta Sandra. O gerente regional de desenvolvimento, Sérgio Gentilin, aproveita para lembrar que os Centros representam o quinto e sétimo princípios gerais do cooperativismo, respectivamente, educação, formação e informação e trabalhar pelo interesse da comunidade. “Além de atuar nacionalmente, temos um ótimo desempenho regional e isso faz toda diferença em uma instituição financeira cooperativa, que busca fortalecer o acesso à qualidade de vida nas regiões onde está inserida”.

Graciosa

Os cursos tem duração de quatro meses e as aulas duas horas cada. As turmas são formadas por dez alunos, quantidade suficiente para garantir a qualidade de ensino. Todos os participantes recebem certificados, emitidos pela Fatecie - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, de Paranavaí. Em Graciosa, no último dia 08 (sexta-feira), mais uma turma se formou. Os alunos puderam celebrar a entrega dos certificados com a participação dos representantes da Sicredi União PR/SP: Sandra Michels, assessora de programas sociais, Sérgio Gentilin, gerente regional de desenvolvimento, Adriano Reis Ribeiro, gerente da Sicredi de Paranavaí, Andréia Rodrigues Mendonça Viana, gerente da Sicredi de Graciosa e dos colaboradores da cooperativa do distrito, além do relações públicas da Fatecie, Bruno Novais dos Santos.

De acordo com Eduardo Santini, diretor financeiro da Fatecie, a contribuição do grupo educacional visa manter um ótimo desempenho das aulas ministradas nos municípios e distritos. “Os professores são formados ou estudam na instituição, em cursos da área de informática. Como somos credenciados pelo Ministério da Educação, os certificados garantem a relevância e a credibilidade do conteúdo ministrado”, afirma Santini.

Para a aluna e produtora rural Eulicia Maria Schueroff Ricken, o Centro de Inclusão, em Graciosa, é acessível a qualquer pessoa. “Aprendi muita coisa nova, realmente me atualizei. Hoje, tenho até perfil no Facebook”, descreve a aluna. Em poucos meses mais um Centro de Inclusão Digital será inaugurado, desta vez em Paranavaí. “A expectativa é grande e a cidade merece desfrutar de um espaço como este, onde é possível ter acesso a informática básica, sem custo. É a nossa contribuição ao desenvolvimento do município e a educação da comunidade local”, finaliza Adriano Reis Ribeiro.

Fonte: Imprensa Mobi Online