Presença feminina em destaque «Voltar
Fascinada pelo ideário cooperativista, Maria Elizabeth Alves de Castro, diretora-presidente do Sicoob-Manaus, há 13 anos atuando como dirigente no Ramo Crédito, realizou o “sonho de conhecer a Inglaterra, o berço de tudo”, por ocasião da Feira Internacional de Cooperativismo – ICA Expo 2012, realizada em Manchester. “Ali, no então chamado Beco do Sapo (Toad Lane), onde se fixou o Armazém de Rochdale, imaginei todos aqueles tecelões reunidos, sentados na calçada idealizando o que hoje é para nós um modelo de gestão, um marco organizacional.”

Maria Elizabeth é uma das personagens que ilustram a matéria especial da 20ª edição da Revista Saber Cooperar, cujo foco é o trabalho desempenhado pelas mulheres no cooperativismo, tanto no Brasil, quanto em âmbito global.

Eventualmente chamada pelos colegas de “rainha do cooperativismo”, ela representa a liderança em um estado que contabiliza a maior participação feminina no quadro de associados em cooperativas de crédito: 58%, índice equivalente a 1.424 mulheres de um total de 2.473, de acordo com o Censo de Cooperados do Ramo Crédito, realizado pelo Banco Central e datado de dezembro de 2015. Pela base de dados, a participação feminina representa, em média, 40% do quadro de associados nas cinco regiões brasileiras.
 
Para Maria Elizabeth, as mulheres dispõem de um diferencial no tratamento com o público e no envolvimento com os demais associados. “O nosso natural carisma e a porção maternal que nos é inerente são transmitidos para o cooperado”, avalia. “Por sermos mais flexíveis, acabamos por passar mais segurança, já que a nossa recusa só se dá em caso extremo, com o propósito de transparecer que atendemos de forma personalizada e cuidadosa.” 

Para ler a matéria completa, clique aqui e avance até a página 19.

Fonte: Brasil Cooperativo