“Jeito Sicredi” retém e motiva colaboradores «Voltar
Estar entre as 150 melhores empresas para trabalhar, por 5 anos consecutivos exige dedicação e comprometimento com a força motriz de uma cooperativa: as pessoas. Nos últimos anos, mesmo diante do quadro econômico e político desfavorável, o sistema Sicredi manteve seu quadro de colaboradores e investiu em capacitação. Um dos diferenciais oferecidos pela instituição é o atendimento diferenciado, que exige funcionários bem treinados e comprometidos com a causa do negócio, o cooperativismo.

Recentemente, um grupo de líderes da área de gestão de pessoas reuniu-se para alinhar as estratégias do “Jeito Sicredi de ser no atendimento”, treinamento realizado, posteriormente com os colaboradores de toda a Central Sicredi Brasil Central (BRC), que atende as cooperativas do sistema nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. “Definidas as estratégias é importantes adequarmos nosso atendimento às particularidades de cada região/estado em que estamos inseridos”, explica a gerente de gestão de pessoas da BRC, Juliana Brunetto.

Definidas essas duas metas – estratégias e regionalização – os gestores precisam desenvolver as aptidões para que cada colaborador seja multiplicador do diferencial do sistema. Na prática os resultados aparecem diariamente. Para o auditor Maicon de Oliveira, uma pequena atitude, como atender ao telefone repercutiu positivamente em sua rotina. “A partir de uma palestra que assisti em uma das formações que tivemos refleti que algumas atitudes pequenas fazem a diferença no dia a dia”, conta. “Percebi na minha equipe uma mudança de comportamento perceptível a um fornecedor externo que comentou que aqui todo mundo chega para trabalhar sorrindo”, elogia Denize Rondina, assessora administrativa.

Para o consultor de negócios, Diogo Pelissaro a construção da marca é um exercício constante e aperfeiçoado a cada novo treinamento. “É fundamental que a equipe conheça e compreenda mais sobre a cultura do Sicredi. Além disso, o que é o nosso “Jeito Sicredi de Ser”, pois quem traduz os valores, a missão e a visão da empresa são nossos colaboradores”, conclui.

Fonte: Cooperativismo de Crédito