Jovens são preparados para a sucessão familiar «Voltar
Determinação, vontade e amor pelo que fazem. Essas são algumas das características observadas nos jovens que participam do Programa Juventude Cooperativista (Jovemcoop), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop), em parceria com as cooperativas. Na última semana, as turmas de Iporã do Oeste, Cunha Porã, Pinhalzinho e Chapecó, filhos de associados da Cooper A1, Auriverde, Cooperitaipu e Cooperalfa, iniciaram o 5º módulo, denominado “Gestão Rural”.

Na primeira aula, o instrutor Ivan Antônio Brustolin enfatizou a importância de cuidar dos valores e dos princípios do trabalho nas propriedades e propôs uma reflexão, por meio de imagens, sobre alguns assuntos como o papel de cada um na decisão da escolha dos políticos, drogas, desestruturação familiar, a importância do trabalho em equipe, entre outros. “Temos que ter equilíbrio e, por isso, é essencial pensar no que fazem e como fazem, relacionando as coisas, como estão gerenciando, como fazem escolhas e o que querem colher. O futuro é incerto, mas é reflexo das ações que fizemos hoje”.

O comunicador social da Cooperalfa, Genuir Parizotto, ressaltou que essa etapa é estratégica para despertar no jovem a importância da organização da empresa rural e destacar a necessidade dos controles na gestão das atividades, fazendo com que consigam perceber o real resultado na propriedade. “Também é importante para o estabelecimento de metas para que saibam onde querem chegar. O programa faz com que a família pense de forma global a gestão e a sucessão familiar e comece a ver o jovem, não somente como um prestador de serviços, mas como alguém que participa de todo o processo”. 

Parizotto observou, ainda, que a disciplina complementa tudo o que foi trabalhado no âmbito pessoal, motivando e fazendo com que os jovens percebam as oportunidades que existem no negócio. “Eles se conscientizam de que a continuidade da organização da empresa rural é uma oportunidade para a família”.

Adriano Dickel, 23 anos, de Guatambu, enfatiza que o programa amplia a visão sobre diversos aspectos, fazendo com que se perceba o potencial da propriedade. “Trabalhar em família é difícil e fazer mudanças é necessário, mas quando enxergamos de maneira diferente e temos amor pelo que fizemos, é possível conquistar o sucesso. Com esse conhecimento é mais fácil demonstrar à família que as mudanças são importantes, e quando eles começam a perceber os resultados, passam a aceitar as inovações”.

Estudante de engenharia, Adriano pretende atuar na área quando se formar, porém sem deixar de lado a propriedade. Atualmente, a família trabalha com aviário e gado leiteiro e vem implementando mudanças após a participação de Adriano no Jovemcoop. “Meus pais não permitem que eu falte uma aula, pois perceberam os resultados na propriedade com as mudanças feitas após a participação no curso”.

A zootecnista Tais Zuffo, 24 anos, do Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, realça que o programa proporciona conhecimento único e fundamental para o gerenciamento da propriedade rural. “Aos poucos converso com meus pais sobre sucessão familiar. Esse módulo, que trata de gestão, é um dos mais importantes, pois trabalha justamente como lidar com a sucessão, controlar custos e gerenciar a propriedade. Minha intenção é trabalhar com gado de corte. É um sonho que estava distante e, aos poucos, estamos caminhando para isso. Estamos construindo a estrutura e o Jovemcoop está ajudando muito nesse processo. Quem não está no curso, se puder, sugiro aproveitar e participar, pois é uma oportunidade incrível”.  

 PROGRAMA

O programa é destinado aos filhos de cooperados e colaboradores de cooperativas. “A iniciativa busca desenvolver os participantes no âmbito da gestão, liderança e cooperativismo para despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório por meio da preparação de jovens conscientes de seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam”, enfatiza a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza.

A etapa de formação do programa é composta por até oito módulos de 16 horas cada, em intervalos quinzenais de oito horas por módulo, no período de abril a novembro de 2016. Neste ano, estão em andamento seis turmas com aproximadamente 200 jovens de 16 a 30 anos. Ao todo, são duas turmas na região do Vale do Itajaí nas cooperativas: COOPER (Blumenau) e COOPERJURITI (Massaranduba) e quatro turmas na região Oeste, que envolvem a COOPER A1 (Palmitos), AURIVERDE (Cunha Porã), COOPERITAIPU (Pinhalzinho) e COOPERALFA (Chapecó). 

Fonte: MB Comunicação