Voluntários do Instituto Sicoob são Capacitados em Educação Financeira no Rio «Voltar
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens divulgada em agosto desse ano apurou que 58% das famílias brasileiras estão endividadas. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é de 7 meses, e 21,6% das famílias têm mais da metade da sua renda comprometida com o pagamento de dívidas. Nesse cenário, apreender a equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os desejos e os sonhos são ajustes que implicam em mudanças de comportamento, hábitos e costumes.

Esse foi o tema da capacitação de voluntários do Instituto Sicoob realizada no Rio, nos dias 30 e 31 de agosto. Colaboradores da Central e das 9 cooperativas filiadas do Rio e do Espírito Santo participaram do curso para aprimorar seus conhecimentos e principalmente multiplicá-lo nas comunidades onde as cooperativas atuam.

O voluntário do Instituto Sicoob no Paraná e também especialista em Gestão Financeira, Airton Bagli, desenvolveu sua apresentação em educação financeira com foco nos seguintes temas: como as pessoas se relacionam com o dinheiro, o que têm feito para alcançar seus sonhos, como saber para onde vai o seu dinheiro, a importância de elaborar o orçamento, dívida e endividamento, e investimentos.

Com uma abordagem teórico-prática, os voluntários tiveram ainda a oportunidade de ter dicas sobre a arte de falar em público com o mestre em Literatura e doutorando em Estudos da Linguagem, Iran Pitthan.

A capacitação provocou uma reflexão pessoal em cada um dos integrantes em como se apresentam em público e se organizam financeiramente. Cada voluntário do Instituto Sicoob capacitado tem a missão de orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

Fonte: Cooperativismo de Crédito