Aurora, BRF e JBS Foods apresentam demandas aos expositores «Voltar
A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), encerrada nesta sexta-feira (16), em Chapecó (SC), ofereceu uma programação exclusiva para os visitantes e expositores prospectarem novos clientes e ampliarem os negócios. Entre esses eventos estiram dois Painéis de Oportunidades. O primeiro teve a participação da Cooperativa Central Aurora Alimentos e da BRF e o segundo contou com representantes da JBS Foods e da Aurora. 

As empresas âncoras apresentaram seus pré-requisitos de atendimento de suas demandas aos representantes dos pequenos negócios. “O objetivo foi trazer informações do procedimento operacional e aproximar a empresa dos expositores. Com a participação na Mercoagro, conseguimos iniciar conversas com possíveis parceiros, principalmente para o setor de manutenção”, realçam os negociadores da BRF, Vinicius Serafin e Eloir Teodoro dos Santos.

O gerente de pesquisa e desenvolvimento da Aurora Alimentos, Rodrigo Schwert, frisou que a participação no Painel de Oportunidades visou expor a política de compras da cooperativa. “Deixamos as portas abertas para as empresas que tenham condições de atender com a qualidade que a Aurora busca e com preço competitivo”, afirma.

O gerente administrativo da JBS Foods, Valdecir Cruz, e o comprador da empresa,Vanderlei Cesarotto, destacaram que a participação no painel representou uma oportunidade de estar mais próximo dos fornecedores. “Aliado a isso, foi essencial para apresentar a empresa e mostrar como funciona o processo de compras, além de estabelecer um relacionamento com parceiros e potenciais parceiros”, conclui Cruz.

O empresário Geraldo Werlang participou do Painel. “A nossa produção poderia ser três vezes maior. Por isso, estou expondo na feira e buscando novos clientes”, relata. A empresa, localizada no município de Saudades (SC), produz pallets, divisórias e portas semi-ocas. Neste ano, iniciou também a produção de móveis rústicos com reaproveitamento de pallets. “Existem muitas fábricas de pallets no Brasil. O nosso diferencial é que somos autossuficientes em matéria-prima, o que reduz o custo do produto”, assegura Werlang.

O evento foi uma promoção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O consultor do Sebrae/SC, Silmar Heck, explicou que o objetivo do Painel de Oportunidades é esclarecer dúvidas específicas e/ou iniciar o processo de aproximação e negociação para pequenos empreendimentos. “O evento possibilita conhecer o caminho para acessas as empresas âncoras e proporciona o entendimento de que, sem atender certos pré-requisitos, dificilmente se conseguirá fazer negócios com grandes companhias”, argumentou Hech.

 O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, observou que as explanações das empresas âncoras aos empresários dos pequenos empreendimentos potencializam oportunidades, permitem esclarecer dúvidas específicas e/ou iniciar o processo de aproximação e negociação. “A realização dos painéis na Mercoagro visou melhorar a compreensão de informações e facilitar o acesso às demandas de grandes empresas pelos negócios que integram ou podem integrar a cadeia produtiva da carne”.

Fonte: MB Comunicação