Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Alimentos participam pelo oitavo ano do Fundo de Apoio a Projetos Sociais «Voltar
A Cooperativa Central Aurora Alimentos, por meio da Fundação Aury Luiz Bodanese, participou nessa semana do lançamento do 15º Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) do Instituto Guga Kuerten (IGK), em Joaçaba. A Aurora é parceira do projeto há oito anos. Estiveram presentes no lançamento a diretora social da Fundação, Sonara Ramos, o gerente da unidade de Joaçaba, Rodrigo Spillare e membros da Política Aurora para Pessoas com Deficiência.

Segundo Sonara, a Fundação e a Aurora sentem-se honradas em participar e colaborar com um projeto de tamanha representatividade. “Desde 2008 estamos engajados com essa iniciativa que vai de encontro com os princípios do cooperativismo, a qual é a base da Aurora Alimentos. As entidades recebem apoio técnico para melhor se desenvolver buscando o crescimento institucional”, observou.

De acordo com a presidente do IGK, Alice Kuerten, foram convidados a participar dessa edição do FAPS as organizações não-governamentais que desenvolvem projetos voltados ao atendimento e a integração das pessoas com deficiência, das regiões do Alto Irani, Alto Uruguai, Meio Oeste e Alto Vale do Rio do Peixe. “Nesta edição tivemos 36 instituições inscritas. Uma equipe com representantes dos parceiros avaliará e selecionará as 22 que serão atendidas”, explicou.  

As entidades que participaram terão até o dia 26 de outubro para elaborar e encaminhar os projetos. Os projetos receberão recursos financeiros no valor de R$ 22 mil que poderão ser utilizados para compra de material permanente, material de consumo e recursos humanos para o projeto e obras. “As instituições que forem contempladas serão acompanhadas e avaliadas por uma equipe técnica do IGK durante um ano, além disso terão acesso a quatro capacitações em gestão e na área pedagógica”, esclareceu Alice.

Para a presidente do IGK é gratificante contar com a parceria da Aurora e da Fundação Aury Luiz Bodanese. “Por meio dos profissionais da Aurora Alimentos conseguimos acompanhar a realização dos projetos. Não conseguiríamos fazer uma ação dessas sozinhos, o apoio que recebemos é extremamente importante”, afirmou Alice.

A presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado reconhece o trabalho feito pelo Instituto. “É uma iniciativa que serve de exemplo. Estamos felizes e satisfeitos em estarmos junto com o IGK em mais uma edição do FAPS. Com a união de forças com certeza conseguiremos auxiliar ainda mais as instituições”, ressaltou.

CONHEÇA O FAPS
O Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS) é um programa do Instituto Guga Kuerten (IGK) que tem como objetivo apoiar financeira e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina, que desenvolvem ações voltadas para integração da pessoa com deficiência.

É criado a partir de cotas doadas por parceiros do IGK. Cada parceiro é convidado a investir uma cota anual, que é utilizada para financiar diretamente os projetos selecionados e para custear o processo de acompanhamento técnico destes projetos.

A cada ano são abertas inscrições na área de atuação e região previamente estabelecidas, para que as organizações sociais apresentem projetos a serem financiados. Os projetos são revisados, primeiramente, pela comissão técnica do IGK para análise de sua viabilidade e qualidade técnica. A seleção final é feita pelo Comitê Avaliador, que conta com a participação de representantes dos parceiros e membros do Conselho do IGK.

O acompanhamento técnico e a avaliação dos projetos são realizados por técnicos e consultores do IGK. Durante este acompanhamento são oferecidas oportunidades de orientação e capacitação visando o fortalecimento institucional das organizações sociais para que elas atinjam plenamente os objetivos estabelecidos nos projetos.

Fonte: MB Comunicação