Jornalistas conhecem as práticas do cooperativismo em Petrolina «Voltar

ela primeira vez, o Sescoop/PE promove um Intercâmbio que divulga a essência e a forma de estruturação do cooperativismo pernambucano para profissionais da comunicação. O Intercâmbio de Jornalismo foi bem aceito e diversos jornalistas, das mais variadas plataformas de comunicação, estão em Petrolina, no Sertão pernambucano, onde estão conhecendo de perto cooperativas que são destaque no ramo de atuação. Na segunda-feira (28), primeiro dia do evento, os jornalistas conheceram a Unimed Vale do São Francisco e a Unicred.

Ao todo, participam do Intercâmbio 12 jornalistas de 11 veículos de comunicação, de abrangência estadual e nacional. A primeira parada do dia foi no recém inaugurado Espaço Viver Bem, da Unimed. O local foi projetado para recuperar pessoas em tratamento fisioterápico e cuidar da saúde de pacientes que lutam contra o tabagismo e a diabetes. O grupo foi recebido na cooperativa pelo gerente comercial da Unimed, Ítalo Azevedo, e pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, que deu base aos convidados sobre como aconteceu o surgimento de processo de trabalho cooperativo, em meio à Revolução Industrial, na Inglaterra, e como evoluiu até hoje. Logo em seguida, Ítalo fez um histórico sobre o trabalho da Unimed.

“Nosso trabalho começou em 1991. Aos poucos fomos crescendo e nos massificando como cooperativa. Atualmente, somos a maior provedora de serviços médicos da região, atendendo em torno de 55 mil usuários em 15 cidades, tanto em Pernambuco como na Bahia. Para atender a todo esse número, contamos com mais de 350 médicos cooperados”, informou o gerente. Após o contexto, foi o momento de os jornalistas conhecerem de perto os usuários do sistema e como a nova casa está prestando a assistência médica.

No período da tarde, os jornalistas seguiram até a sede da Unicred Vale do São Francisco, onde conheceram as diferenças entre um banco e uma cooperativa de Crédito. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unicred, Antônio Vinícius Ramalho Leite, as grandes diferenças entre os dois sistemas possibilitaram o crescimento das cooperativas, mesmo no atual período de crise. “Na cooperativa os associados são donos, e não clientes. Esses associados tem poder de votar na Assembleia e cada voto tem exatamente o mesmo peso. Além disso, existe a administração dos recursos visando a forma vantajosa para o crescimento de forma unida, fato bem diferenciado em uma agência bancária”, contou o presidente.

A forma organizada de crescimento chamou a atenção do jornalista da Rádio Jornal, Rafael Carneiro, que também auxilia na produção diária dos jornais do veículo de comunicação. “Muito bom saber que existe um sistema que pensa nas pessoas e promove o crescimento mútuo. Pois quando se está junto, é mais fácil crescer. Esses dados são muito importantes para nós. Podemos projetar bons trabalhos de produção e jornalismo, divulgando essas boas ações para as pessoas”, relatou o jornalista.

Fonte: Ascom Sescoop/PE