Sebrae/SC apresenta inovações e tecnologias no Itaipu Rural Show «Voltar

As empresas dos segmentos da cadeia produtiva do agronegócio que integram o“Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” e a estufa virtual em 3D – um simulador virtual com o software voltado a negócios rurais – são destaques do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show. O evento tem como objetivo investir no conhecimento e apresentar tecnologias e tendências do agronegócio e acontece até sábado (28), no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias localizado no KM 580 da BR-282, em Pinhalzinho (SC).

O evento está na 19ª edição, tem foco no empresário rural e espera a visita aproximada de 50 mil pessoas. Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o público que visita o estande é qualificado e busca informações das soluções que estão sendo apresentadas pelo Sebrae/SC e parceiros. “Estamos com um fluxo sistêmico de visitas nos expositores do Encadeamento Produtivo. A programação é uma oportunidade de aperfeiçoamento e inovação nos negócios rurais, auxiliando na produção de suínos, aves e leite e para o processamento dos produtos”, relatou.

O ambiente também conta com espaços destinados às clínicas tecnológicas e atendimentos individualizados, conforme demanda de cada empresário ou técnico. As clínicas contemplam o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) como apicultura, vitivinicultura, produção e cultivo de erva-mate, hotifruticultura e rotas de turismo. “Temos uma participação especial da rota do turismo no Oeste que foi constituída em 2016 e está sendo demonstrada durante o Itaipu”, realçou Parmeggiani.

A estufa virtual em 3D simula uma horta tridimensional. Nela, o público conhece aspectos relacionados à energia solar, técnicas de irrigação e sistemas produtivos. A estufa virtual oportuniza ao pequeno empreendedor o conhecimento sobre como desenvolver uma horta sustentável, respeitando o ambiente e cuidando do consumidor.

Também estão sendo realizadas clínicas por meio do Sebraetec que destacam assuntos como leite, melhoramento genético, silagem de milho, entre outras. Também acontece atendimento sobre as soluções Sebrae, além de uma programação especial que inclui visita de representantes do Sebrae/MS, nesta sexta-feira (27) para conhecer o Encadeamento Produtivo e a feira.

O Itaipu Rural Show conta com o patrocínio do Sicoob Creditaipu, Ceraçá, JW Construção e Sygenta. O apoio é da Aurora Alimentos, Prefeitura de Pinhalzinho, Governo do Estado de Santa Catarina, Sescoop/SC, Senar/SC, Sebrae, Funturismo, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Governo Federal, BRDE e Epagri.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

Considerado o maior projeto do agronegócio do País, o Encadeamento Produtivo é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais. O objetivo édesenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Além do Sebrae/SC e Aurora, são parceiros o Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Cooper Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo e o Sicredi/RS.

 Fonte: MB Comunicação