Força-tarefa da Emater-MG possibilita o Cadastro Ambiental Rural de agricultores familiares da Zona da Mata «Voltar
A velha máxima de que _aspassimples_a união faz a força_aspassimples_ foi fundamental para um importante trabalho desenvolvido pela Emater-MG, na regional de Juiz de Fora, Zona da Mata. Uma força-tarefa coordenada pela empresa garantiu a mais de 1600 agricultores familiares a inclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A inscrição no CAR deverá ser feita até 31 de dezembro de 2017, e após essa data, as instituições financeiras só concederão crédito agrícola, em qualquer de suas modalidades, para proprietários de imóveis rurais que estejam inscritos no CAR.

O registro é feito de forma eletrônica e técnicos de 24 municípios ligados à Regional de Juiz de Fora se uniram para conseguir auxiliar o maior número possível de agricultores familiares a fazer o cadastro. “A maioria dos agricultores familiares, apesar de muito interessada, não estava conseguindo efetuar o cadastramento. Muita vezes eles não encontravam nos municípios alguém que pudesse ajudar ou, quando encontravam, na maioria das vezes, eram consultores de empresas ambientais que cobravam um preço que eles não podiam pagar”, explica o coordenador técnico de Meio Ambiente da Emater-MG, Gilberto Malafaia.

Assim que a Emater-MG iniciou gratuitamente o trabalho de atendimento aos agricultores familiares para o cadastramento, a equipe da regional de Juiz de Fora se organizou para fazer um trabalho que envolvesse todos os escritórios locais, não só com o time de técnicos, mas também com a participação da equipe administrativa. “Com isso, o técnico de um local auxiliava outro com maior demanda. E enquanto os técnicos saíam para realizar o trabalho no campo, os administrativos atendiam os agricultores nos escritórios para a elaboração do CAR”, explica o coordenador.

A equipe da Emater-MG também se dedicou a divulgar junto aos produtores rurais a necessidade de fazer o CAR. Em pouco tempo de trabalho, muitos escritórios começaram a fazer marcação de visitas de agricultores para fazer o cadastro, em alguns casos até com distribuição de senhas para organizar a grande demanda.


Treinamento e parcerias


Para conseguir atender às necessidades dos agricultores, a equipe da Emater-MG passou por treinamentos e também fez várias parcerias. No início dos trabalhos, os técnicos tiveram uma capacitação dada pela equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad).

Várias parcerias foram firmadas nos municípios da região. Um exemplo foi o acordo com núcleo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF), em Lima Duarte. Trinta estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Zootecnia foram treinados pela Emater-MG para prestar atendimento aos produtores, muitas vezes nas comunidades rurais. A ação foi estendida aos municípios Olaria e Pedro Teixeira, com apoio das prefeituras.

Câmaras municipais e prefeituras de outros municípios também fizeram parte da força-tarefa para ajudar no cadastramento. Os funcionários foram treinados pela Emater-MG e contribuíram no atendimento aos agricultores familiares. O Instituto Estadual de Florestas (IEF – Regional Mata) também auxiliou com treinamento de pessoas que poderiam ajudar na ampliação do número de agricultores cadastrados. “A gente só conseguiu atingir mais de 1600 propriedades no CAR graças a este esforço coletivo na região, que incluiu treinamento e parecerias”, afirma Gilberto Malafaia.

Reconhecimento


O trabalho desenvolvido pela equipe regional da Emater-MG de Juiz de Fora ficou em segundo lugar estadual no concurso _aspassimples_Destaque MelhorAção_aspassimples_ de 2016. Promovido pela empresa, ele tem o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas desenvolvidas pelos seus funcionários.

As ações precisam ter resultados significativos na rotina da unidade de trabalho da empresa ou para o cliente da Emater-MG. Os técnicos responsáveis pelos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares no Estado serão contemplados com uma viagem para conhecer as experiências de sucesso em Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) em outro estado do país.


CAR no Estado



A Emater-MG auxilia os agricultores familiares a fazer o CAR em todo o Estado. Em 2015, aproximadamente 700 técnicos começaram a ser capacitados para dar apoio aos produtores rurais fazem parte dos programas executados pela empresa. O preenchimento do CAR é gratuito e tem uma parte informativa, com dados cadastrais do proprietário e da propriedade. Outra etapa é o preenchimento de um croqui para declarar as afeições no terreno, como vegetação nativa, área de cultura e de pastagens, os rios e as nascentes existentes. O agricultor familiar que já é assistido pela Emater-MG em outros programas e apresentar dificuldades para o CAR pode procurar a unidade da Empresa para receber auxílio.

Para realizar o cadastro, Minas Gerais desenvolveu o Sicar-MG, que é o sistema oficial para o cadastramento dos imóveis rurais do Estado. É preciso acessar o site www.car.mg.gov.br e fazer o download do programa. Os produtores rurais que possuem até quatro módulos fiscais podem realizar o procedimento de maneira simples, porque o Cadastro é autodeclaratório e exige apenas um croqui simples da propriedade. Já aqueles que têm mais de quatro módulos precisam de uma Responsabilidade Técnica (RT), um profissional que auxilia no cadastro, porque é exigida informações de georreferenciamento.


Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella